Um caso ocorrido em uma rodovia no Estado norte-americano do Arizona trouxe a discussão da importância de recursos semiautônomos de segurança. O Autopilot, recurso de direção semiautônoma da Tesla, evitou um acidente entre um Model 3 e um caminhão que rebocava um trailer.
O elétrico rodava na faixa do meio quando o caminhão, na faixa da direita. O caminhão perdeu a direção e foi para o acostamento e voltou jogando para cima do Tesla. O Autopilot, então, agiu rapidamente e afastou o automóvel do caminhão. É possível ver que o Model 3 se desloca para a faixa da esquerda e o ultrapassa; na sequência fica na faixa da direita. O motorista achou que fosse um problema no sistema até que viu o caminhão e entendeu que o autopilot havia evitado um acidente.
Leia Mais
Autopilot já foi herói e vilão
Essa não é a primeira vez que o recurso salva o motorista de um grave acidente. Em julho desse ano, um Model 3 desviou de um pneu que vinha da via contrária em alta velocidade. O tempo de detecção e reação do Autopilot foi importante para o veículo mudar rapidamente de .
Apesar do nome sugerir que o programa assegure uma condução autônoma, por enquanto, ele é considerado uma assistência ao motorista em que é necessária a condução humana. Há casos em que motoristas deixaram de conduzir o automóvel por acreditar que o sistema agiria como uma direção autônoma.
No mês passado, na Carolina do Norte (EUA), o condutor de um Tesla colidiu com duas viaturas policiais quando estava supostamente assistindo um filme. Um dos carros de polícia foi fortemente danificado, mas ninguém se feriu.