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Tião Oliveira
Após lançar o Bravo Volverine, a Fiat apresenta o Punto Blackmotion, série especial do compacto feito em Betim (MG) que se destaca pela ampla lista de equipamentos. Com motor 1.8 de até 132 cv, o modelo tem tabela a partir de R$ 49.900. O câmbio automatizado é um item opcional de R$ 2.333.
Com visual esportivo, o carro tem faróis com máscara negra, saias laterais, capa dos retrovisores, colunas e friso do capô pintados de preto, além de rodas de liga leve de 16″ (também escuras) e sensor de obstáculos na traseira. Por dentro há cintos de segurança cinza, rádio com tocadores de CDs e MP3, entrada USB e comandos no volante, que é revestido de couro.
Embora o nome da série remeta ao preto, o hatch é oferecido também nas cores prata, cinza e branca. Esta, aliás, é a única que não é paga a parte (as demais custam R$ 1.081 cada) e está em metade da linha Punto.
O rol de opcionais é muito bom. Por R$ 4.200, o kit Stile 1 agrega teto solar elétrico e sistema de conectividade Blue&Me com comandos por voz.
O melhor dos recursos disponíveis no Punto Blackmotion faz parte do conjunto da transmissão automatizada. Trata-se de um sistema batizado de DNA, que permite mudar as respostas de motor e câmbio.
Há três modos de condução, selecionados por meio de um botão no console central: “N”, de normal, “A”, que amplia a autonomia e “D”, de dinâmico, que privilegia o desempenho.
A opção “D” é a que mais tem a ver com o visual do carro. Ao acioná-la, o Punto fica bem esperto. As acelerações passam a ser bem vigorosas e as respostas, mais rápidas.
O acabamento é caprichado e o hatch mostra boa agilidade para encarar o trânsito urbano. Como tem pouco mais de 4 metros de comprimento e direção com assistência hidráulica de série, o Fiat é fácil de manobrar.
Com todos os opcionais possíveis o carro custa R$ 64.901.
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