15/08/2012 - 4 minutos de leitura.

Avaliação: Citroën C3 Picasso 2013

Citroën C3 Picasso 2013 traz novo 1.5 de até 93 cv no lugar do 1.4 de 82 cv.O espaço traseiro é bom para até três ocupantes. A capacidade do bagageiro é de 403 litros

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

As maiores novidades da linha 2013 do Citroën C3 Picasso estão sob o capô. O motor 1.6 16V ganhou sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar e ficou mais potente, agora com 122 cv. O 1.4 8V cresceu. Com a adoção de novas bielas para aumentar o curso dos pistões a cilindrada passou a 1,5 litro e agora são até 93 cv, ante os 82 cv do propulsor antigo.

O motor 1.5 está nas versões de entrada, GL e GLX, esta com preço sugerido de R$ 48.500, como a avaliada. De série há itens como freios ABS, air bag duplo dianteiro, conjunto elétrico e rádio toca-CDs com leitor de MP3 e entrada auxiliar, entre outros.

Continua depois do anúncio

O ganho de 13% em potência e torque se faz sentir ao volante. O C3 Picasso não ficou um corisco, mas consegue mostrar razoável agilidade no trânsito urbano. Para essa esperteza colabora o câmbio de relações curtas.

Na estrada a solução cobra seu preço. A 120 km/h o conta-giros marca 4 mil rpm, o que eleva o ruído na cabine e pode se traduzir em maior consumo de combustível. Isso apesar de a fabricante afirmar que o 1.5 é 5% mais econômico que o 1.4.


Com 1,63 metro de altura, O C3 Picasso precisa de acerto firme para a suspensão. Se fosse mais macia, a carroceria balançaria feito o boneco joão-bobo.

A firmeza trouxe sensibilidade ao passar sobre piso irregular (ainda que não bata ou sofra com isso). E, apesar desse ajuste, o hatch ainda oscila lateralmente em estrada. Sua frente também se levanta em acelerações um pouco mais fortes.

Mesmo com os sistemas de ajuste de altura e distância para o volante, a posição de dirigir fica devendo. O espaço traseiro é bom para até três ocupantes. Há mesinhas retráteis nos encostos dos bancos dianteiros.


O de trás é dividido em 1/3 e 2/3, o que ajuda a ampliar a capacidade do bagageiro dos 403 litros “normais” para até 1.500 l.

Como a tampa é pesada e se abre para cima (e não lateralmente), requer cuidado duplo. É preciso manter distância de objetos atrás na hora de abri-la e os mais altos podem bater a cabeça nela.


Notícias relacionadas

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

Avaliação

Kardian é o melhor carro nacional da Renault nos últimos anos

Avaliação

Toyota Corolla 2024 evolui com novos recursos, mas agrada? Veja o vídeo

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

OFERTAS 0KM
De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

VER TODAS AS OFERTAS