A exigência do Reino Unido em proibir a venda de carros somente a combustão fez a Bentley rever sua gama de produtos. De acordo com a marca inglesa, a partir de 2030, todos os seus modelos terão motorização puramente elétrica.
No ano retrasado, a fabricante já havia dito que seu primeiro EV seria lançado em 2025. Agora, entretanto, a marca detalhou um pouco mais o projeto, denominado Five-in-Five (cinco em cinco, em português). A previsão é, em síntese, lançar um veículo elétrico por ano até 2030 – ou seja, uma estreia por ano a partir de 2025. A Bentley ressaltou, sobretudo, que todos os modelos serão inéditos.
As novidades sairão da planta de Crewe, no Reino Unido, que já adotou postura mais ecológica. Por lá, por exemplo, há painéis solares para produção de energia, o que economiza recursos naturais e a torna neutra em carbono. Nesse ínterim, além da expansão dos painéis solares (de 30.000 para 40.000), aspectos ambientais, como gerenciamento de água e resíduos serão inclusos no projeto. Assim, conterá totalmente a criação de rejeitos líquidos e outros dejetos.
Tanto a mudança da fábrica quanto o desenvolvimento dos carros elétricos da Bentley fazem parte do investimento de 2,5 bilhões de libras esterlinas (mais de 18 bilhões, na conversão direta). O montante perdurará pelos próximos dez anos.
Mais que isso, a Bentley trabalhará apenas com fornecedores e rede de revendedores que sigam a mesma cartilha. Até 2030, a marca quer se tornar totalmente neutra em carbono em todas as suas operações.
Os carros
A frota atual da Bentley – composta por Bentayga, Flying Spur e Continental GT, nas versões cupê e conversível – será substituída por equivalentes elétricos “à medida que seus ciclos de vida se esgotem”, disse o CEO da Bentley, Adrian Hallmark. Há estudos sobre o uso de biocombustível nos modelos atuais, num primeiro momento.
De acordo com informações da imprensa internacional, o primeiro veículo elétrico da montadora seguirá o projeto Artemis, que a prima Audi vem desenvolvendo para o novo A8. Nem mesmo o formato da carroceria do novato é sabido até o momento. Contudo, como apontou Hallmark, consiste em algo no naipe do Jaguar I-Pace. “Porém, maior e mais ousado”, frisou o executivo.