Não é novidade nenhuma a paixão do mercado japonês por modelos estrangeiros, não à toa são capazes de modificar seus modelos domésticos para parecerem um pouco com clássicos do Ocidente. Agora, a preparadora DAMD (Dream Automotive Development and Design), famosa pelos kits retrô para Suzuki Jimny que viralizaram no ano passado, apresentou sua nova criação, usando um Honda WR-V.
Feito para o Salão de Tóquio de 2025, o WR-V ‘Reverb’ da DAMD tem uma dianteira quadrada, ao melhor estilo dos Jeep americanos dos anos 80 e 90, e que se preserva até hoje em modelos como o Renegade, por exemplo. Além disso, apliques plásticos pretos dão um ar mais robusto e agressivo ao SUV japonês, bem como uma aparência mais parruda.
Nas laterais, entretanto, são bem mais discretas. Chamam a atenção os pneus BFGoodrich All-Terrain, com letras grandes, e algo impensável em um SUV moderno: rodas de aço pretas, que acompanham o visual fora-de-estrada do modelo. Ainda na lateral, um adesivo prateado se estende pelos lados do modelo, e na traseira não há nenhuma mudança.
Por dentro, ainda tão discreto quanto a traseira é o interior, que recebeu uma padronagem xadrez nos bancos, e só. Feita pela DAMD exclusivamente para o mercado doméstico japonês, é improvável que vejamos um modelo como este nas ruas brasileiras, salvo importação direta ou se algum corajoso importar as peças em kit.
Honda WR-V deve voltar ao mercado nacional
O Honda WR-V ou Winsome Runabout Vehicle vai voltar. Mas bem diferente daquela derivação do Fit vendida por aqui entre 2017 e 2021. A nova geração do carro será baseado em um projeto asiático e o, agora, SUV é chamado de Elevate por lá. O lançamento no Brasil acontece no segundo semestre de 2025 já com produção nacional em Itirapina (SP). O modelo de incomodar o segmento de compactos.
O visual do novo Honda WR-V será robusto, com uma frente alta, larga, com uma enorme grade que se junta a um friso na parte superior que avança pelos faróis com DRL em LED. Atrás, as lanternas lembram as do Civic e são interligadas por uma barra preta, por exemplo.
Se a marca japonesa considerar o porte do carro indiano, o utilitário compacto terá 4,31 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos — 7 cm a menos e 4 cm a mais, respectivamente, que o HR-V, por exemplo. Ou seja, o WR-V deve ter mais espaço para quem viaja atrás. Já o porta-malas não tem nem comparação: são 458 litros contra apenas 354 l do “irmão”(nem tão) maior assim.
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