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Black Friday: Renault Kwid E-Tech cai de preço e é segundo elétrico mais barato
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Black Friday: Renault Kwid E-Tech cai de preço e é segundo elétrico mais barato

Renault anuncia redução de R$ 16.500 na tabela de preço do Kwid E-Tech e hatch elétrico fica mais barato que rival JAC E-JS1; veja o preço

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Kwid
Hatch elétrico da Renault baixou de R$ 149.990 para R$ 99.990; Kwid Outsider 1.0 flex sai por R$ 78.430
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

A Renault anunciou uma queda expressiva no preço do Kwid E-Tech. O hatch elétrico recebeu um desconto de R$ 16.500. Ou seja, cerca de 11,8%. Dessa forma, o modelo da marca francesa passa a custar R$ 123.490, ante os R$ 139.990. Com a redução, o Kwid E-Tech se torna o segundo veículo elétrico mais barato do mercado brasileiro. Assim, fica atrás apenas do Caoa Chery iCar, que tem preço sugerido de R$ 119.990.

Vale lembrar que, em agosto, o hatch já havia sofrido uma queda de R$ 10.000 por conta do avanço dos modelos chineses como BYD Dolphin e GWM Ora 03, por exemplo. Seja como for, o anuncio do novo desconto chega pouco tempo antes do início da nova medida anunciada pelo governo, que diz que modelos híbridos e elétricos devem voltar a pagar o imposto de importação em 35%.



Renault Kwid elétrico
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

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Hoje as alíquotas são zeradas para modelos elétricos e de até 4% para os híbridos De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a taxação começa a valer já em janeiro de 2024. A retomada do imposto, que era isento desde 2015, será feita de forma gradual para que as montadoras se adaptem. Entenda.

Como é o Renault Kwid E-Tech?

O Renault Kwid E-Tech é equipado com um motor elétrico de 65 cv de potência e 11,5 mkgf de torque. Com esse conjunto, o hatch tem velocidade máxima limitada em 130 km/h. Além disso, com uma bateria de 26,8 kWh, o modelo alcança uma autonomia de 265 km, de acordo com o Inmetro.

Renault Kwid elétrico
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Apesar de parecer muito com o Kwid 1.0 Flex, o E-Tech tem algumas diferenças, entre elas os faróis com ajuste de altura e limitador de velocidade. Além disso, o Renault Kwid E-Tech tem um seletor de marcha e modo “Eco”, que consiste em priorizar a autonomia das baterias. Nos equipamentos, conta com sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas e multimídia de 7″ com conexão para Android Auto e Apple CarPlay.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.