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BMW é a primeira a obter licença para vender carros autônomos
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BMW é a primeira a obter licença para vender carros autônomos

Tecnologia da BMW que combina níveis 2 e 3 passa a equipar o sedã de luxo Série 7 e permite tirar as mãos do volante e os olhos da estrada

Vagner Aquino, especial para o Estadão

27 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Recurso avançado custa mais de R$ 35 mil na Alemanha
Crédito:BMW/Divulgação

O BMW Série 7 dá um banho de tecnologia. Tem, como principal destaque, tela central de 31 polegadas voltada aos ocupantes traseiros, mas também abre as portas por meio de botão, tem bancos com massagem e, agora, vai poder sair por aí sem qualquer intervenção do motorista. Trocando em miúdos, o sedã de (altíssimo) luxo da marca alemã pode ser equipado com os sistemas de assistência à condução de níveis 2 e 3, em paralelo.



Mas, na prática, o que isso quer dizer? Quer dizer que a novidade permite que o motorista fique com as mãos livres no momento da condução, sem ter que tocar no volante a cada 15 segundos. Em síntese, a BMW é a primeira fabricante de automóveis no mundo a receber aprovação para a combinação de um sistema de assistência à condução de Nível 2 (BMW Highway Assistant) e um sistema de Nível 3 na forma do BMW Personal Pilot L3 no mesmo veículo.

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Versão elétrica do BMW Série 7 (Leo Souza/Estadão)

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Na prática, o Nível 2 controla a velocidade, a distância do veículo à frente e o posicionamento e mudança de faixa e a ultrapassagem. Com este modo parcialmente automatizado, o motorista do BMW Série 7 pode realizar atividades secundárias dentro do carro, desde que continue a prestar atenção ao que está acontecendo na estrada e possa retomar o controle do volante a qualquer momento. Opera, no entanto, em velocidades de até 130 km/h.

Nível 3

Já no modo altamente automatizado, Nível 3, os motoristas não precisam ter atenção constante no momento da direção. Pode, assim, delegar completamente a tarefa de dirigir ao carro. Deve, no entanto, rodar em velocidades de até 60 km/h. Sistemas altamente automatizados são capazes de assumir completamente a condução em situações específicas, como congestionamentos em autoestradas, permitindo até que os motoristas realizem outras atividades dentro do carro, como fazer chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos.

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BMW/Divulgação

Seja como for, o motorista deve sempre estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado pelo carro. Por exemplo, em áreas de obras na estrada. O BMW Highway Assistant e o Driving Assistant Professional fazem parte do opcional BMW Personal Pilot L3. Fica, a princípio, disponível exclusivamente na Alemanha por € 6.000 (R$ 35,5 mil, na conversão direta).

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