Redação

10/03/2019 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 12/03/2019 | 12:59

BMW e Mercedes se unem pelos autônomos

Arquirrivais, BMW e Mercedes vão trocar experiências para o desenvolvimento de carros autônomos

Para a próxima década Crédito: Os protótipos de carros do futuro de BMW e Mercedes (Foto: Divulgação)

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Uma parceria automotiva inusitada foi anunciada na último sexta-feira (8). Arquirrivais, BMW e Mercedes uniram forças para o desenvolvimento de carros autônomos.

O comunicado foi divulgado pela Daimler, empresa da qual faz parte a Mercedes-Benz, e a BMW. As duas montadoras brigam com Audi e Volvo pelo vanguardismo no segmento de carros que dispensam atuação do motorista. Por enquanto, a Audi está na frente (veja detalhes abaixo).

BMW e Mercedes anunciaram que vão trocar experiências e conhecimento para o desenvolvimento de veículos autônomos. O objetivo é acelerar a chegada dessas tecnologias às ruas.

Continua depois do anúncio

De acordo com BMW e Mercedes, o desenvolvimento conjunto seguirá várias etapas de automação, e será focado nos níveis 3 e 4 (leia mais abaixo). A meta é oferecer ao mercado essas tecnologias até meados da década de 2020.

Ainda conforme as duas montadoras, o desenvolvimento das atuais tecnologias de automação de ambas não será afetado pela parceria. BMW e Mercedes vão manter, individualmente, as parcerias com os atuais fornecedores.

BMW e Mercedes contra a Audi

Por enquanto, apenas a Audi tem tecnologia autônoma de nível 3, lançada na nova geração do A8. O modelo, que esteve no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, será lançado no Brasil neste ano.


BMW e Mercedes, assim como a Volvo, ainda estão no nível 2 de automação. No caso da sueca, essa tecnologia está presente em todos os modelos vendidos no Brasil – até no de entrada, XC40.

LEIA TAMBÉM

 


Já BMW e Mercedes oferecem tecnologias de condução autônoma em carros mais caros, como os Série 5 e 7, no caso da primeira, e o Classe E, fabricado pela marca da Daimler.

O autônomo de nível 2 dispensa o motorista em algumas situações, como em rodovias, por exemplo. Pode-se tirar as mãos do volante por no máximo dez segundos, desde que a via tenha faixas muito bem demarcadas.

O autônomo de nível 3 é uma transição para o nível 4. Ele já oferece mais “independência” ao carro. Mas apenas no nível seguinte ele será capaz fazer conversões, entre outras manobras. Nesse caso, poderá ser usado nas cidades.


O nível 5 é o máximo da automação, ao dispensar pedais e volante. Ele foi visto em alguns protótipos que estiveram no Salão de São Paulo, como o Renault Symbioz e o VW I.D. Crozz (confira vídeo abaixo).

VÍDEO: CARROS AUTÔNOMOS DO SALÃO DE SÃO PAULO


Notícias relacionadas

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS