Você está lendo...
BMW encerra produção do i3, seu primeiro elétrico de grande volume
Notícias

BMW encerra produção do i3, seu primeiro elétrico de grande volume

Para comemorar a história do hatch e suas 250.000 unidades produzidas, BMW criou a série especial HomeRun Edition, limitada a 10 exemplares

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

10 de jul, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

BMW
BMW i3 tem visual marcado por grandes janelas laterais, portas em formato suicida e rodas de 20"
Crédito:BMW/Divulgação

Há uma década, a BMW lançava o i3, seu primeiro carro elétrico de produção em larga escala. O modelo estreou no Brasil logo após chegar à Europa, e era bastante avançado para a época. Agora, depois de 250.000 unidades fabricadas, o modelo deixa as linhas de produção da fábrica de Leipzig (Alemanha) com a série especial HomeRun Edition.

BMW
BMW/Divulgação

Limitado a apenas 10 unidades, o BMW i3s HomeRun Edition recebeu acabamento de pintura Frozen da BMW Individual. Os dois novos tons adicionados à linha atendem pelas denominações Frozen Dark Grey e Frozen Dark Red II. No mais, tem rodas de liga leve de 20 polegadas com raios duplos, teto solar elétrico e faróis iluminados por LEDs adaptativos. Por dentro, destaque para o estofamento em couro Vernasca Dark Truffle.

Publicidade


Voltando um pouco na história, vale recordar que, por questões de infraestrutura e mesmo de limitações tecnológicas das baterias, por exemplo, o hatch elétrico da marca bávara nasceu com o extensor de autonomia.

Assim, além de versões elétricas puras, com menor alcance, o i3 teve opção com um pequeno motor térmico a gasolina, usado apenas como gerador de energia. Foi, inclusive, a opção mais vendida no Brasil, afinal, a rede de carregamento daqui ainda é pequena. Além disso, o extensor dá a possibilidade de fazer viagens mais longas.



O BMW i3 tem motor elétrico com potência de 170 cv e torque máximo de 25,5 mkgf. Sua autonomia é de 333 km com baterias carregadas. De acordo com a tabela do Inmetro, o consumo do hatch é de 47,7 km/l na cidade e de 39,4 km/l na estrada. Já o consumo energético, por fim, fica em 0,47 MJ/km, com base nos números do órgão.


Sustentável

Além das inovações do conjunto elétrico, o BMW i3 tem projeto sustentável. Sua cabine, por exemplo, traz várias peças feitas com materiais orgânicos e renováveis. Da mesma forma, a carroceria combina alumínio com materiais como plástico reforçado com fibra de carbono, por exemplo. E o interior é feito com 25% de material reciclado.

BMW
BMW/Divulgação

Os tecidos das superfícies dos assentos são feitos inteiramente de fibras recicladas. O painel, por exemplo, leva madeira de eucalipto com cultivo certificado na Europa. Foi o primeiro modelo do BMW Group a receber certificado ISO de qualidade. O respeito ao meio ambiente, portanto, não deixou de lado o capricho de suas linhas. Assim, ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória, dentre eles, o cobiçado "World Car Design Award".


Por que sai de linha?

A despedida do BMW i3 está ligada ao início de um novo capítulo na mobilidade elétrica na marca. Além de outros componentes voltados à carros elétricos - como módulos de bateria de alta tensão, por exemplo -, a planta vai iniciar a produção da próxima geração do Mini Countryman elétrico a partir do ano que vem.

O i3 foi vendido em mais de 74 países ao redor do mundo. E o modelo, entre tudo, conseguiu levar novos clientes à marca. De acordo com a marca, nos primeiros anos (lançamento em 2013), mais de 80% dos compradores do i3 nunca tinham comprado carros do grupo BMW.

BMW/Divulgação

O BMW i3 segue como parte da estratégia de mobilidade elétrica premium do BMW Group Brasil. Continua, portanto, oferecido no País - com unidades disponíveis em estoque -, juntamente com o Mini Cooper S E e os BMW iX3, iX e, em breve, i4 (foto acima).

Questionada pelo Jornal do Carro, a BMW informou que não haverá lote especial da variante HomeRun Edition no Brasil. Por ora, a versão convencional custa R$ 340.950.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião