Você está lendo...
BMW revela seu novo e extravagante design com SUV conceito XM
Notícias

BMW revela seu novo e extravagante design com SUV conceito XM

Primeiro carro feito pela divisão M desde o BMW M1, XM é revelado com motor V8 ligado a um sistema híbrido exclusivo; produção começa em 2022

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

30 de nov, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

BMW XM
SUV BMW XM é apresentado como primeiro autônomo da marca depois do modelo M1
Crédito:Divulgação/BMW

A BMW M apresentou um novo carro-conceito no evento Art Basel em Miami, nos Estados Unidos. O modelo em questão é o Concept XM, primeiro carro feito pela divisão esportiva da marca alemã desde o icônico M1. O novo SUV tem mecânica híbrida plug-in e, segundo a fabricante bávara, será o carro mais potente da história da empresa.

O conceito antecede o novo SUV da linha M que ganhará produção no final de 2022, na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Inclusive, este será o ano no qual a montadora vai comemorar seu aniversário de 50 anos da divisão M. Sendo assim, o modelo marcará uma nova era na marca.

”O BMW Concept XM representa uma reformulação completa do segmento de carros de alto desempenho. Isso sublinha a capacidade da BMW M GmbH de romper com as convenções estabelecidas e ultrapassar os limites para oferecer aos fãs da marca a melhor experiência de direção”, afirmou o CEO da BMW M GmbH, Franciscus van Meel, em comunicado.

Publicidade


Divulgação/BMW

Motores V8 e elétrico

A proposta da BMW é trazer um carro de alto desempenho, mas sem deixar de seguir o objetivo eletrificável. Portanto, o novo XM terá uma motorização híbrida plug-in. Dessa forma, ele conta com um motor V8 e o recém-desenvolvido sistema de direção M Hybrid. Juntos, eles conseguem entregar 750 cv de potência e um torque agressivo de 101,9 mkgf.

Além disso, segundo a marca, o sistema de transmissão permite que o modelo alcance até 80 km de autonomia. ”O carro de produção em série – o primeiro modelo BMW M puro desde o lendário BMW M1 – também mostra como estamos abordando a eletrificação passo a passo de nossa marca”, completou Meel.




Nova era visual

De acordo com a BMW, o conceito do novo SUV marca uma nova fase de design para seus modelos de luxo. E cabe dizer que essa nova linguagem exclusiva traz um visual bem futurista e arrojado.

Na dianteira, por exemplo, os faróis foram separados em blocos que possuem LED e contornam a grade que, inclusive, tem novo formato. Nela, o formato de ”rim” é feito a partir de linhas mais grossas, dispostas na horizontal. Já no capô, os traços são mais presentes e agressivos, dando um ar mais robusto para o carro. A frente ainda comporta o novo logotipo XM e grandes entradas de ar.

Divulgação/BMW

Nas laterais, o modelo continua ostentando linhas marcantes. Contudo, é possível ver com mais clareza o acabamento da pintura em dois tons, que acentua a presença do SUV. Segundo a montadora, a parte superior é em ouro-bronze fosco e a inferior em tom metálico Space Grey. As rodas são de 23 polegadas de liga leve.

Por fim, a traseira possui visual mais extravagante. O vinco, que vem das linhas que começam no teto, terminam atrás com certa profundidade. Os faróis, em LED vermelho, se tornaram linhas mais finais, que seguem o perfil da carroceria. Nas imagens, nota-se o logo da BMW gravado a laser na janela. E, logo abaixo, o modelo possui quatro saídas de exaustão.

Interior de luxo

Se era luxo que a BMW quis entregar, ela conseguiu. A cabine possui um aspecto moderno, com os bancos em couro marrom e detalhes em cobre e fibra de carbono no acabamento. No entanto, o que mais chama atenção é o teto, que possui uma estrutura tridimensional em prisma e, com certeza, é um visual inesperado.


Já em questões de tecnologia, o modelo vem com um painel de instrumentos cocktip com telas Curved Display posicionadas acima dos controles do carro. Além disso, com base na última geração do BMW iDrive, a versão da linha M traz um sistema de controle de alto desempenho. Porém, não há mais informações.

Divulgação/BMW

Fabricação

Como dissemos, a produção do SUV XM vai começar no final de 2022, na fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul (EUA). Mas, até lá, nós devemos ter mais detalhes sobre tecnologia e desempenho do modelo.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião