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BMW revela seu novo e extravagante design com SUV conceito XM
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BMW revela seu novo e extravagante design com SUV conceito XM

Primeiro carro feito pela divisão M desde o BMW M1, XM é revelado com motor V8 ligado a um sistema híbrido exclusivo; produção começa em 2022

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

30 de nov, 2021 · 6 minutos de leitura.

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BMW XM
SUV BMW XM é apresentado como primeiro autônomo da marca depois do modelo M1
Crédito:Divulgação/BMW

A BMW M apresentou um novo carro-conceito no evento Art Basel em Miami, nos Estados Unidos. O modelo em questão é o Concept XM, primeiro carro feito pela divisão esportiva da marca alemã desde o icônico M1. O novo SUV tem mecânica híbrida plug-in e, segundo a fabricante bávara, será o carro mais potente da história da empresa.

O conceito antecede o novo SUV da linha M que ganhará produção no final de 2022, na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Inclusive, este será o ano no qual a montadora vai comemorar seu aniversário de 50 anos da divisão M. Sendo assim, o modelo marcará uma nova era na marca.

”O BMW Concept XM representa uma reformulação completa do segmento de carros de alto desempenho. Isso sublinha a capacidade da BMW M GmbH de romper com as convenções estabelecidas e ultrapassar os limites para oferecer aos fãs da marca a melhor experiência de direção”, afirmou o CEO da BMW M GmbH, Franciscus van Meel, em comunicado.

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Divulgação/BMW

Motores V8 e elétrico

A proposta da BMW é trazer um carro de alto desempenho, mas sem deixar de seguir o objetivo eletrificável. Portanto, o novo XM terá uma motorização híbrida plug-in. Dessa forma, ele conta com um motor V8 e o recém-desenvolvido sistema de direção M Hybrid. Juntos, eles conseguem entregar 750 cv de potência e um torque agressivo de 101,9 mkgf.

Além disso, segundo a marca, o sistema de transmissão permite que o modelo alcance até 80 km de autonomia. ”O carro de produção em série – o primeiro modelo BMW M puro desde o lendário BMW M1 – também mostra como estamos abordando a eletrificação passo a passo de nossa marca”, completou Meel.




Nova era visual

De acordo com a BMW, o conceito do novo SUV marca uma nova fase de design para seus modelos de luxo. E cabe dizer que essa nova linguagem exclusiva traz um visual bem futurista e arrojado.

Na dianteira, por exemplo, os faróis foram separados em blocos que possuem LED e contornam a grade que, inclusive, tem novo formato. Nela, o formato de ”rim” é feito a partir de linhas mais grossas, dispostas na horizontal. Já no capô, os traços são mais presentes e agressivos, dando um ar mais robusto para o carro. A frente ainda comporta o novo logotipo XM e grandes entradas de ar.

Divulgação/BMW

Nas laterais, o modelo continua ostentando linhas marcantes. Contudo, é possível ver com mais clareza o acabamento da pintura em dois tons, que acentua a presença do SUV. Segundo a montadora, a parte superior é em ouro-bronze fosco e a inferior em tom metálico Space Grey. As rodas são de 23 polegadas de liga leve.

Por fim, a traseira possui visual mais extravagante. O vinco, que vem das linhas que começam no teto, terminam atrás com certa profundidade. Os faróis, em LED vermelho, se tornaram linhas mais finais, que seguem o perfil da carroceria. Nas imagens, nota-se o logo da BMW gravado a laser na janela. E, logo abaixo, o modelo possui quatro saídas de exaustão.

Interior de luxo

Se era luxo que a BMW quis entregar, ela conseguiu. A cabine possui um aspecto moderno, com os bancos em couro marrom e detalhes em cobre e fibra de carbono no acabamento. No entanto, o que mais chama atenção é o teto, que possui uma estrutura tridimensional em prisma e, com certeza, é um visual inesperado.


Já em questões de tecnologia, o modelo vem com um painel de instrumentos cocktip com telas Curved Display posicionadas acima dos controles do carro. Além disso, com base na última geração do BMW iDrive, a versão da linha M traz um sistema de controle de alto desempenho. Porém, não há mais informações.

Divulgação/BMW

Fabricação

Como dissemos, a produção do SUV XM vai começar no final de 2022, na fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul (EUA). Mas, até lá, nós devemos ter mais detalhes sobre tecnologia e desempenho do modelo.


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Oficina Mobilidade

Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.