A BMW começou a testar robôs humanoides no processo de produção de automóveis. Assim como a Tesla, a fabricante alemã anunciou a conclusão da primeira fase de testes, feita em parceria com a empresa norte-americana Figure, no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos.
No vídeo publicado pela BMW (veja acima), é possível acompanhar os robôs humanoides batizados de
“Figure 02” caminhando pela fábrica. Entre as atividades, as máquinas inserem (com sucesso) peças de chapa do chassi em suportes específicos. Para realizar esta etapa de fabricação, o Figure 02 sinaliza eficiência com sua agilidade. O vídeo mostra um teste na oficina da fábrica do BMW Group em Spartanburg.
Segundo a empresa californiana, o Figure 02 é o robô humanoide mais avançado atualmente disponível no mercado. A máquina tem três vezes o poder de computação de seu antecessor, bem como câmeras potentes, microfones e sensores. Por fim, tem ainda uma bateria de alto desempenho e braços de quarta geração do tamanho de mãos humanas, com 16 graus de amplitude, algo semelhante à de um humano.
Aliás, a semelhança dos robôs humanoides com os homens é surpreendente. O BMW Group continuará a trabalhar com a Figure na coleta de dados e recursos de treinamento para os robôs Figure 02. Com a iniciativa, a marca alemã segue os passos da Tesla, que também já utiliza robôs humanoides em fase experimental. O bilionário Elon Musk, dono da fabricante californiana, já avisou que a montadora vai usar máquinas a partir de 2025 na produção de veículos.