A BMW vai promover um pacote extenso de atualizações tecnológicas em praticamente toda a sua linha. A fabricante vai transformar o sistema elétrico de 48 volts o padrão para diversos motores utilizados por praticamente todos os carros da marca. Vários modelos também ganharão mudanças nos sistemas multimídias e até motores inteiramente novas.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO sistema de 48 volts colocará um alternador mais potente e uma bateria adicional nos motores. Ele melhora a eficiência do propulsor e permite, por exemplo, que o sistema start-stop seja acionado antes da parada total do carro. Também permite que o carro rode alguns quilômetros com o motor desligado quando em velocidade constante e pouca carga no acelerador. Em acelerações fortes, o sistema ainda consegue injetar 11 cv extras no conjunto.
Leia Mais
Haverá ainda um novo motor a diesel nas versões 30d de toda a gama. Um novo 3.0 de seis cilindros vai equipar todos os modelos com esta versão. A lista inclui carros como os X3, X4, X5, X6 e os sedãs Série 5 e 7. O novo motor entrega 286 cv e bons 66 mkgf de torque. Nos 40d, o mesmo seis cilindros entregará 340 cv e nada menos que 72 mkgf de torque.
Na Europa, o Série 2 Gran Coupe ganhará ainda uma nova versão a diesel de entrada, com um 2.0 de 150 cv e 36 mkgf d e torque. Uma variante mais forte, a 220d, entregará 190 cv.
Híbridos mais ‘espertos’
Os modelos híbridos plug-in ganharão a função eDrive Zone. O sistema usará o GPS do carro para acionar o modo totalmente elétrico automaticamente em zonas de emissões restritas. Cerca de 80 cidades na Europa já fazem este tipo de limitação, onde podem circular apenas carros elétricos ou de emissões baixas.
O Série 3 vai ganhar melhorias no sistema multimídia, com o BMW Operating System 7. O assistente pessoal foi aprimorado e o cluster de instrumentos terá novos gráficos. Para toda a gama, o navegador GPS ficará mais preciso e poderá indicar até mudanças de faixas para um tráfego mais ágil. Vários modelos da linha também ganharão, finalmente, suporte a Android Auto.
O monitor de faixa de rolamento também ficou mais preciso e o controlador de velocidade de cruzeiro ativo pode alterar a distância do carro da frente automaticamente de acordo com situações climáticas.
O aviso de limite de velocidade também está mais “esperto”. Ele poderá entender limites ativos em apenas alguns dias da semana, por exemplo.