A primeira geração do BMW X2 dividiu opiniões. O modelo pertencia à categoria dos SUVs compactos, mas muitos o confundiam com um hatchback. Alguns o achavam bonito, outros nem tanto. Na segunda geração, o X2 ganhou personalidade e elegância. Transformado em um SUV cupê, ele agora pertence a um segmento quase isento de defeitos. O Jornal do Carro testou a novidade em Campos do Jordão (SP) nas duas versões disponíveis no Brasil: o X2 XDrive 20i (à venda por R$ 388.950), com motor a combustão, e o iX2 XDrive 30i (avaliado em R$ 443.950), totalmente elétrico.
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Conforme a classificação da BMW, o X2 possui uma carroceria no formato Sports Activity Coupé (SAC), algo como “Cupê de Atividades Esportivas” em tradução livre. Esse design segue a inspiração do grandalhão X6, que lançou essa moda em 2008. Desde então, diversos fabricantes copiaram essa tendência ao redor do mundo. No portfólio da marca alemã ainda há o exemplo do X4, de médio porte.
O novo X2 usa a mesma plataforma do X1, o SUV compacto com design convencional da BMW. Assim, ambos possuem a mesma distância entre-eixos de 2,69 metros. Em comparação ao X2 da primeira geração, essa medida cresceu 2,2 centímetros. O ganho em comprimento foi ainda mais expressivo, de quase 20 cm, chegando a 4,55 m. Além disso, ele também ficou dois cm mais largo, alcançando 1,84 m, e sete cm mais alto, atingindo 1,59 m.
Novo BMW X2 tem visual muito arrojado
As dimensões ampliadas do novo X2 vêm acompanhadas de um completo redesenho. É notável como o veículo chama atenção por onde passa, transmitindo a mesma imponência do X6.
Visto de frente, o novo BMW X2 tem uma “cara” bastante agressiva. A porção frontal é alta, com uma nova interpretação para grade de duplo rim da montadora alemã, que ainda é toda iluminada – e selada no modelo elétrico. Os faróis também estão numa posição mais elevada. Comparado a um rosto, ele exibe um semblante malvado, especialmente para quem o vê se aproximando pelo retrovisor.
Observado de perfil, a segunda geração do X2 exibe sua charmosa silhueta de cupê, com o caimento suavizado da coluna C que termina com um corte seco. Destaque ainda para a linha de cintura mais alta e as janelas estreitas, detalhes que entregam a inspiração esportiva do carro. A parte traseira, por sua vez, foi completamente revisada para combinar com o formato “acupezado” da nova carroceria, bem como as lanternas, que ficaram mais afuniladas.
O X2 e o iX2 vendidos no Brasil vêm de fábrica com o pacote M Sport. Esse kit inclui rodas de 20 polegadas com desenhos diferentes para cada modelo, suspensão 15 mm mais baixa em relação aos modelos standard vendidos no exterior, amortecedores de carga variável, sistema de som Harman Kardon, bancos revestidos em couro legítimo e o volante M, que oferece melhor empunhadura.
Interior combina luxo e tecnologia
É inevitável descrever os detalhes do X2 sem compará-lo ao X6. O interior dos dois SUVs cupês é muito parecido, exceto por pequenos detalhes e pelas dimensões, que variam conforme o porte dos veículos. Por exemplo, ambos compartilham o mesmo design do sistema de infotainment, com a tela central que parece flutuar no painel. Esse monitor se combina com o painel digital de instrumentos, criando a impressão de uma peça única, mas não são.
Por ser mais recente que o X6, o X2 incorporou as características mais modernas do design interior de SUVs da BMW, já presentes no X1. Um exemplo é o console central suspenso, com um grande porta-objetos na parte inferior. Sobre essa peça, ficam os controles do sistema de som, o seletor dos modos de condução e o botão de comando da transmissão, idênticos nas duas versões do SUV cupê compacto. No X6 (bem como no X4), o controle do câmbio ainda é feito por uma alavanca que lembra um joystick.
Em se tratando de um BMW, o acabamento interno do X2 é primoroso. Contém superfícies de alumínio nas portas e no painel combinadas com plásticos que imitam a textura de fibra de carbono, além de detalhes emborrachados. Até o cheiro da cabine é agradável, com notas de couro.
Espaço interno de sedã num SUV cupê
Os entusiastas de cupês frequentemente criticam o espaço para a cabeça dos passageiros no banco traseiro. No entanto, a seção na cabine do X2 oferece altura suficiente para acomodar confortavelmente três adultos altos, com cerca de 1,80 metro. A posição do motorista também é destacável, proporcionando uma condução envolvente no cockpit, com comandos de fácil acesso.
Além disso, o porta-malas do X2 tem capacidade para 560 litros, conforme a BMW, 90 litros a mais que na primeira geração. No iX2, porém, o compartimento é um pouco menor devido ao posicionamento das baterias do sistema elétrico, oferecendo 525 litros. No modelo eletrificado, esse espaço ainda é comprometido pelo estepe posicionado sobre a tampa inferior do bagageiro, uma solução simplória diante do conhecido capricho da montadora alemã.
A BMW trouxe ao Brasil o X2 e o iX2 repletos de equipamentos de série. Os principais destaques são os assistentes de condução e de estacionamento, que usam uma série de câmeras ao redor do carro, bem como ar condicionado digital, teto solar panorâmico, head-up display e o sistema de som Harman Kardon.
X2 é bom de guiar, mas não empolga como o iX2
O lançamento simultâneo do X2 e iX2 no Brasil proporcionou uma excelente oportunidade para comparar o desempenho de veículos idênticos, porém com motores distintos. No entanto, há uma má notícia para os puristas: o modelo elétrico é significativamente mais instigante e prazeroso de dirigir.
O X2 possui um motor 2.0 turbo de 204 cv e 30,3 mkgf, acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas com duas embreagens e tração integral. Segundo informações do website da fabricante alemã, esta versão do SUV cupê acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 213 km/h. Embora os números não sejam tão empolgantes, o veículo apresenta um comportamento dinâmico bem apurado característico da BMW.
À primeira vista, o X2 e o iX2 parecem ser o mesmo carro. No entanto, em termos de desempenho, o modelo elétrico supera o irmão com motor térmico. O SUV cupê da linha “i” da BMW possui dois motores elétricos, um em cada eixo. Além do aumento de potência e torque, alcançando 313 cv e 50,3 mkgf, a configuração bimotor proporciona tração nas quatro rodas. Além disso, acelera com mais vigor, indo de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, conforme dados da marca. Contudo, sua velocidade máxima é mais baixa em comparação ao modelo a gasolina, limitada eletronicamente a 180 km/h. Já a bateria, de 64,8 kWh, rende um alcance em torno de 337 km (no ciclo PBEV do Inmetro).
Numa hipotética corrida entre os dois modelos, o X2 talvez alcançaria o iX2 num circuito oval após algumas voltas. Em contrapartida, num percurso mais truncado, repleto de curvas e diferentes elevações de terreno, o modelo elétrico certamente levaria troféu.
Prós – Design acertado
Totalmente redesenhado, o novo X2 perdeu o aspecto da hatchback e agora é um elegante SUV cupê. Está entre os carros mais bonitos no catálogo atual da BMW.
Contras – Estepe rouba espaço no porta-malas do iX2
A engenharia da BMW não conseguiu encontrar uma solução criativa para o posicionamento do estepe no iX2. Pneu reserva vai fica armazenado numa bolsa com zíper amarrada no piso do porta-malas.
Ficha técnica
BMW X2 xDrive20i M Sport
- Motor: 2.0 litros, quatro cilindros, turbo, gasolina
- Potência: 204 cv
- Torque: 30,3 mkgf
- Câmbio: automatizado, sete marchas, dupla embreagem, tração 4×4
- Comprimento: 4,55 metros
- Largura: 1,84 metro
- Altura: 1,59 metro
- Entre-eixos: 2,69 metros
- Porta-malas: 560 litros
- Peso: 1.752 kg
- Preço: R$ 388.950
BMW iX2 xDrive30i M Sport
- Motor: elétrico, dianteiro e traseiro, síncronos de imãs permanentes
- Potência: 313 cv
- Torque: 50,4 mkgf
- Câmbio: automático, uma marcha, tração 4×4
- Bateria: íons de lítio, 64,8 kWh
- Alcance: 337 km (Inmetro)
- Comprimento: 4,55 metros
- Largura: 1,84 metro
- Altura: 1,59 metro
- Entre-eixos: 2,69 metros
- Porta-malas: 525 litros
- Peso: 2.090 kg
- Preço: R$ 443.950
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