A BMW divulgou as primeiras imagens da nova geração do X6. A terceira geração do modelo lançado em 2008 surge já como linha 2020 e chega às lojas dos Estados Unidos no final do ano. No visual, o novo X6 adotou linhas que remetem aos outros irmãos da família X, como o X5 e o X7. Ele está mais moderno e agressivo, mas ao mesmo tempo mais sofisticado, pelas imagens.
Como seus “irmãos”, ele também recebeu uma nova grade, ainda maior que da geração anterior. E agora ela ainda traz um opcional de ser iluminada com o carro em movimento ou quando as portas abrem ou fecham. As rodas de liga-leve são de padrão 19 polegadas para a Europa, 20″ para os Estados Unidos e há opcionais de 21″ ou 22″.
Também como nos outros modelos da gama X, os faróis passaram por uma evolução no formato, ficando mais esguios. Os para-choques estão maiores, sendo os dianteiros com maiores entradas de ar que na geração anterior. Na traseira, as lanternas são de LEDs e o teto tem um recorte que faz um vão na parte central.
BMW X6 ficou maior
Em termos de medida, o X6 cresceu. Ele tem 4,93 m de comprimento, 2 m de largura e 1,69 m de altura. O entre-eixos é de 2,97 m. Em comparação a geração anterior, ele ficou 26 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 6 mm mais baixo. O entre-eixos cresceu 42 mm.
Interior moderno
Como nos mais recentes lançamentos da marca (X7, Série 3, Série 8) o interior mostrou uma melhoria invejável no acabamento. O revestimento é de couro, mas as peças plásticas ficaram melhores que da geração anterior.
A central multimídia tem tela de 12,3 polegadas, assim como o painel de instrumentos virtual. A BMW promete praticidade com o X6 e seus 580 litros de porta-malas que podem chegar a 1.530 litros com os bancos rebatidos.
Entre os opcionais há ar-condicionado de quatro zonas, porta-copos que podem ser resfriados ou aquecidos, teto panorâmico com 15 mil pontos iluminados. Outros opcionais são o sistema de som premium Bowers & Wilkins de 20 alto-falantes, couro Merino – de alto padrão – e head-up display – que projeta as informações do painel no para-brisa.
Pacote de segurança
Em termos de segurança, o novo BMW X6 pode contar com alerta de ponto cego, aviso de saída da faixa de rodagem, e alerta de colisão traseira. Há ainda alerta de tráfego cruzado – quando se está saindo de ré de uma vaga, sem visão clara do tráfego -, alerta de colisão dianteira com detector de pedestre e mitigação de colisão urbana.
Há um pacote opcional, Driving Assistance Professional que adiciona controle de velocidade adaptativo com Traffic Jam, Auxiliar de manutenção em faixa, proteção ativa de colisão lateral e auxílio de evasão.
Motores a gasolina ou diesel
O novo BMW X6 estará disponível, dependendo do mercado com opções de motores a gasolina ou diesel. A transmissão é sempre a automática de oito velocidades e a tração integral com o principal eixo de tração sendo o traseiro.
As versões sDrive40i e xDrive40i virão com o seis cilindros em linha de 3 litros, a gasolina, turbo. Esse propulsor rende 340 cv e 45,5 mkgf. Quem quiser um motor a gasolina mais potente pode optar pelo X6 M50i. Ele traz um V8 4.4 biturbo que despeja 530 cv e 76,4 mkgf nas rodas.
Na Europa e outros mercados, como já foi o caso do Brasil, há a opção de motores a diesel. A versão esportiva é a X6 M50d. É um seis cilindros, 3 litros, com quatro turbos que rende 400 cv e 77,5 mkgf. A opção mais acessível a diesel é a xDrive30d. O motor é o mesmo 3.0 seis cilindros,mas com apenas um turbo, que rende 265 cv e 63,2 mkgf.
Outros opcionais são a suspensão a ar, o pacote Dynamic Handling que traz barra antirrolagem ativa, direção ativa integral e freios da divisão esportiva M. Quem desejar pode optar ainda por um pacote off-road que inclui a suspensão a ar, diferencial traseiro M Sport eletrônico e quatro modos de condução off-road para neve, areia, cascalho e rocha.