veículos
Tesla/Divulgação

Bolsonaro anuncia intenção de trazer Tesla ao Brasil

Especulação da vinda da empresa de Elon Musk ao País ganha força após anúncio do presidente; fábrica poderia ficar em Santa Catarina

Por Redação 21 de fev, 2020 · 3m de leitura.

O perfil do presidente Jair Bolsonaro no twitter confirmou, nesta sexta-feira, 21, a intenção do governo de trazer a Tesla para o Brasil. “Em março estarei nos Estados Unidos. Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil”, diz a mensagem. Na última semana, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, realizou uma audiência para discutir a possibilidade.

Pontes se reuniu com Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), e com Cleiton Pacheco Galdino, diretor de desenvolvimento de negócios de Criciúma. A cidade de Santa Catarina emergiu como favorita para receber a possível sede da Tesla no Brasil.

A empresa de Elon Musk não tem representação na América do Sul. A fabricante de carros elétricos recentemente terminou de construir uma fábrica na China. Apesar do tuíte de Bolsonaro e da reunião de Pontes, não há negociação formal com a Tesla.


É especulado que o governo brasileiro ofereceria algumas facilidades para atrair o interesse de Musk. A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, marcada para março, ainda não tem agenda definida.

Tesla é a marca de veículos mais popular da última década

A marca de carros que mais cresceu em popularidade desde 2009 é a Tesla. Nos últimos dez anos, a popularidade da fabricante de elétricos aumentou 385%. Na segunda colocação aparece a Jeep, com alta de 74%. Em seguida está a McLaren, com 37% de aumento. Jaguar e Lamborghini fecham o “top 5” com alta de 34% e 27%, respectivamente.


O estudo foi feito pelo site Compare The Market, que trabalha com comparação de dados. A base para a pesquisa foram os dados do Google Trends. A plataforma mostra assuntos e/ou tendências do que é mais buscado na internet.

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.