Você está lendo...
Brasileiro compra carro elétrico por causa de status, sugere pesquisa
Mercado

Brasileiro compra carro elétrico por causa de status, sugere pesquisa

Levantamento da consultoria Offerwise, feito a pedido do Google, aponta que maioria dos brasileiros compraria carro elétrico por ostentação

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

carro elétrico
Preservação do meio ambiente é o motivo apontado por 27% dos entrevistados para compra do carro elétrico
Crédito:Toyota/Divulgação

Ter um carro elétrico na garagem é algo fora da realidade para a maioria das pessoas no Brasil. Afinal, os preços desses modelos ainda são inacessíveis. Até tem alguns poucos hatches e SUVs elétricos com preço de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross com motor flex. Atualmente, o carro a bateria mais barato do País é o Renault Kwid E-Tech, de quase R$ 150 mil.



carro elétrico
Renault/Divulgação

Entretanto, não é a eficiência energética ou os gastos menores com abastecimento que atraem clientes por aqui. Segundo levantamento feito pela consultoria Offerwise, a pedido do Google Brasil, os brasileiros compram carros elétricos por causa do status.

Publicidade


Isso, porém, não é surpresa. Afinal, foi-se o tempo em que carro era a paixão do brasileiro. Hoje em dia, a nova geração não morre de amores pelo automóvel. Ou compra apenas para usufruir do produto, ou adquire por ostentação.

Nesse sentido, a pesquisa aponta que 70% dos que pensam em comprar um carro elétrico querem ser vistos como pessoas de sucesso. Esse público acredita que, aos olhos dos outros, ter um carro elétrico associa-se à ideia de tecnologia.

Entretanto, como tudo tem dois lados, a pesquisa também ouviu quem se preocupa com o que, de fato, importa. Assim, 27% do público consultado apontou a preocupação com o meio ambiente na possível compra de um carro elétrico.


Quem quer e quem não quer

De acordo com o estudo, 52% dos brasileiros que compram veículos novos e usados cogitam comprar um carro elétrico nos próximos três meses. O restante (48%) se divide em meio a meio. Desse modo, 24% não tem interesse e os outros 24% gostam da ideia, mas não conseguem ter um veículo alimentado por baterias pela falta de recursos.

Cabe salientar que 65% das pessoas que querem comprar um 0-km consideram um carro elétrico. Entretanto, 60% desse público pertence às classes A e B. Ou seja, o veículo a bateria ainda é coisa para pessoas endinheiradas. Aliás, conforme os números da ABVE, a despeito dos sucessivos recordes, as vendas de modelos eletrificados sequer chegam aos 3% do total de quase 2 milhões de emplacamentos registrados em 2022 no Brasil.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD YUAN PLUS É SUV ELÉTRICO CHINÊS COM PREÇO DE COMPASS E BATERIA DE XC40

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.