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Novo Hyundai Verna mostra como será próxima geração do HB20
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Novo Hyundai Verna mostra como será próxima geração do HB20

Recém-lançado na Índia, onde também concorre com o VW Virtus, Hyundai Verna tem o visual que estará no futuro HB20S previsto para 2025

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

24 de mar, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Chamado Accent na Coréia, sedã tem linhas futuristas e motor turbo de 160 cv
Crédito:(Hyundai/Divulgação)

Recém-lançado no mercado indiano, o novo Hyundai Verna, também chamado de Accent na Coreia do Sul e em outros mercados, chega para barrar o avanço da concorrência no país. O modelo disputa o segmento de sedãs compactos com o Volkswagen Virtus, que também está disponível no país. Assim, o sedã aposta no visual futurista.

Com dimensões um pouco maiores, o novo Verna antecipa as linhas que estarão na próxima geração do Hyundai HB20S brasileiro. Além disso, com 4,55m de comprimento, 1,765m de largura, 1,475m de altura e 2,670m de entre-eixos, o sedã acompanha a tendência vista em outros concorrentes, como os novos Honda City sedã e Toyota Yaris sedã. Todos eles, assim como o VW Virtus, têm dimensões mais próximas de sedãs médios.



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Considerado de “patamar superior” em comparação ao HB20S, o Verna tem boas soluções de espaço, como um entre-eixos maior que o encontrado no VW Virtus, por exemplo. Além disso, o destaque fica para o porta-malas, que mede 528 litros, também maior que o rival.

Design é ponto forte do sedã

Linhas em formato de “Z” e cromados dão ar elegante ao carro (Hyundai/Divulgação)

O ponto forte do sedã são suas linhas futuristas, que, acompanhadas pelos vincos em “Z” pela lateral, dão ar de modernidade ao carro. O cromado nas maçanetas, bem como na linha de cintura nos vidros, dá o tom de elegância que pode cativar o comprador. Na frente, uma enorme barra de LEDs acompanha toda a dianteira, e se conecta às luzes diurnas. Assim, forma um interessante conjunto, que acompanha a nova linha de design da marca.


Traseira tem layout fastback e lanternas tipo bumerangue (Hyundai/Divulgação)

Na traseira, o destaque fica por conta do layout tipo fastback, criado pelas largas colunas C, que conferem um desenho quase de cupê ao sedã. Além disso, há lanternas tipo bumerangue que cortam a tampa traseira e acompanham toda a região. Discretos filetes ocupam o lugar das luzes de ré.

Por dentro do Verna, destaque é a tecnologia


Telas digitais sob o painel dão impressão de um cluster integrado (Hyundai/Divulgação)

Por dentro, o sedã tem um cluster digital sob o painel, que integra o quadro de instrumentos e o multimídia. Mais abaixo, os controles do ar-condicionado misturam um visual que parece ser touchscreen com botões analógicos. Um detalhe interessante é que o modelo tem o mesmo quadro de instrumentos da atual linha HB20 nas versões topo de linha. O display parece uma tela de 10″, mas é fixo e tem apenas um pequeno visor central.

O volante de dois raios mescla dois tons de acabamento e tem botões que comandam funções no painel. Além disso, o Verna possui oito alto-falantes, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, além de controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampas. O sedã também sai de fábrica com seis airbags de série.


Hyundai Accent
Prestes a completar 30 anos, Hyundai Accent é o Verna na Coréia do Sul (Bobaedream/Cafe Naver)

Com opção de motores 1.5 MPi de 115 cv e 1.5 TGDi de 160 cv, o novo Verna/Accent tem opção de câmbio CVT e DCT, de sete marchas. Além disso, também tem transmissão manual de 6 velocidades nas configurações de entrada, com preço mais acessível.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.