José Antonio Leme

01/10/2020 - 4 minutos de leitura.

Além da Bugatti, VW deve vender Lamborghini e Ducati

Focado no processo de eletrificação, Grupo VW questiona manutenção de marcas esportivas

CEO DA VW, HERBERT DIESS Crédito: VOLKSWAGEN

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Em meio a mudanças bruscas, o Grupo VW já colocou em xeque a manutenção da Bugatti na corporação. A empresa que está focando na eletrificação a passos largos agora também questiona a necessidade das outras marcas de alto desempenho, Lamborghini e Ducati.

Durante o encontro de acionistas na última quarta-feira (30), o CEO do grupo, Herbert Diess não mediu palavras. “A VW precisa mudar: de uma coleção de valiosas marcas e produtos fascinantes com motores a combustão e uma engenharia incrível que emocionam consumidores – para uma companhia digital que confiavelmente opera, mundialmente, milhões de dispositivos de mobilidade”.

Em entrevista a Reuters, executivos da companhia disseram que o papel das três marcas que ainda não tem processos de eletrificação estão sendo revistos. Uma vez que até o braço de caminhões (Grupo Traton) ja desenvolve elétricos. O VW Delivery elétrico projetado no Brasil chega em 2021.

Continua depois do anúncio


Leia Mais


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Motos têm problema de conjunto para eletrificação

Markus Duesmann, foi questionado sobre uma eletrificação da Ducati. Ele supervisiona pesquisa e desenvolvimento no grupo VW e disse: “não levará muito tempo para vermos uma Ducati elétrica”. Por mais que a marca crie um projeto factível, ainda será algo caro e focado no alto desempenho no primeiro momento.

O grande problema para as motos é que não se conseguiu encontrar ainda um compromisso entre manter o baixo peso, boa ciclística e autonomia nas motocicletas elétricas. Especialmente nas mais esportivas. Ainda é necessário mais avanços para que elas aconteçam, como estão ocorrendo com os carros.


Volkswagen precisa de dinheiro

A venda dessas marcas faria caixa para a Volkswagen continuar os projetos de eletrificação. A empresa precisa de dinheiro não só para o desenvolvimento dos processos de e produtos elétricos. Mas também porque sabe que pode ter que pagar mais multas por processos que ainda estão correndo do “dieselgate“, como foi apelidado o caso dos motores a diesel que poluíam mais do que o permitido.

Em novembro, o conselho da empresa vai reavaliar a estratégia e montar uma nova “lista de tarefas”. O foco é garantir metas para dobrar o valor da companhia para 200 bilhões de euros; cerca de R$ 1,3 trilhão. Para isso, o grupo pode buscar novas parceria, como a que fez com a Ford para veículos elétricos e picapes médias.


VOLKSWAGEN

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS