A BYD deixou de produzir carros com motor apenas a combustão. Segundo a marca chinesa, desde março suas linhas de produção só fazem veículo eletrificados. Ou seja, híbridos plug-in e 100% elétricos. Seja como for, isso não vai fazer diferença no mercado brasileiro. Afinal, a BYD passou a vender veículos de passeio no Brasil recentemente. Além disso, todos são elétricos.
Seja como for, a mudança faz parte da estratégia global que a BYD já havia traçado. Assim, o foco é a redução das emissões de poluentes. O objetivo da marca é neutralizar suas emissões de carbono até 2030. O impacto será bem grande. Afinal, a BYD é uma das maiores fabricante de veículos da China.
De qualquer maneira, a marca informará que vai continuar produzindo motores para modelos híbridos. Estes, contudo, utilizam dois motores ou mais. Ou seja, um a combustão e o outro, ou outros, a eletricidade. E quem tem carros da marca movidos a combustão não precisa se preocupar, afinal, a fabricante vai continuar a oferecer serviços e peças de reposição para os respectivos modelos.
No Brasil
Depois de anos de ensaio, a BYD finalmente chegou ao Brasil. O primeiro passo da chinesa é vender por aqui o Tan EV. Trata-se, portanto, do primeiro elétrico de sete lugares do mercado nacional. O concorrente do Tesla Model X – testado pelo Jornal do Carro – , além do belo visual, tem como principal diferencial o conjunto mecânico que promete 472 km de autonomia (de acordo com o Inmetro).
Para sair da inércia, o SUV elétrico tem dois motores que entregam 517 cv e 69,3 mkgf de torque (imediato, como em todo carro elétrico). Precisa só de 4,6 segundos para chegar aos 100 km/h. De acordo com os dados oficiais, a velocidade máxima vai apenas até 186 km/h. A ideia inicial consistia em chegar no primeiro trimestre. Mas, até agora, nem os preços estão cravados. Ainda assim, o primeiro lote de vendas já está esgotado.