O BYD Dolphin estreou no Brasil em junho deste ano. O hatch elétrico chegou com preço competitivo de R$ 149.800 e estremeceu os rivais como, por exemplo, JAC e-JS1 e Renault Kwid. Pois agora, a marca acaba de lançar uma nova configuração do Dolphin no mercado brasileiro. Trata-se da versão topo de linha “Plus”, que tem preço sugerido de R$ 179.800. Dessa forma, o elétrico passa a contar com duas variantes em seu portfólio.
Em termos de design, não há grandes mudanças entre as configurações. De acordo com a BYD, a versão Plus conta com um visual mais ‘esportivo’. Assim, oferta rodas exclusivas de 17″, ao invés do conjunto de 16″ do Dolphin mais barato. Além disso, adiciona também teto panorâmico e pintura em duas cores na carroceria. Ao todo, a paleta reúne as cores azul, preta, rosa e branca. Já a cor secundária é sempre cinza.
Dolphin Plus é mais potente
Entretanto, a principal mudança entre as versões está no trem de força. Afinal, a configuração Plus é muito mais potente. A configuração de entrada do Dolphin, por exemplo, conta com um motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e tem velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 291 segundo a tabela oficial do Inmetro.
Já o Dolphin Plus estreou no mercado brasileiro com uma proposta mais robusta. Para isso, ganhou o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Ou seja, entrega 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, de acordo com a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP. Uma diferença significativa.
Mais recursos de assistência
Outra novidade significativa está na lista de recursos de assistência ao motorista. Isso porque, na versão mais barata do Dolphin, os equipamentos são limitados. Entretanto, a topo de linha Plus adiciona o pacote ADAS nível 2. Dessa forma, conta com recursos de segurança como, por exemplo, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, sistema de detecção de ponto cego, frenagem de emergência, entre outros. Seja como for, ambos contam com seis airbags.
Interior muda pouco
Na cabine, a grande novidade do Dolphin Plus está no acabamento mais escuro, com tons de preto e azul. Além disso, há também detalhes em vermelho nas costuras dos bancos e nas saídas de ar-condicionado. Portanto, o restante permanece o mesmo. Ou seja, ambos são equipados com a famosa central multimídia giratória de 12,8″, com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay.
Entre os equipamentos, há também um pequeno quadro de instrumentos de 5″, seletor de marchas giratório, carregador de celular por indução, comando de voz, câmeras 360° e bancos dianteiros com ajustes elétricos, bem como função de aquecimento. Cabe lembrar, aliás, que é possível jogar videogame e cantar no karaokê no modelo chinês.
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