Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

06/11/2023 - 5 minutos de leitura.

BYD e GWM já ultrapassam marcas premium e encostam nas tradicionais

Recém-chegadas ao Brasil, BYD e GWM apostam em carros elétricos e híbridos para mudar imagem das marcas chinesas no País

Associação de importados revela crescimento por conta da antecipação da compra de elétricos e híbridos Crédito: Diogo de Oliveira/Estadão

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Se as marcas chinesas enfrentaram um enorme preconceito pouco mais de dez anos atrás, quando chegaram ao Brasil, agora parece que o jogo virou – ou ao menos começa a virar. Assim como as novas fabricantes que desembarcaram aqui nos últimos tempos, como BYD e GWM, duas montadoras que vieram na primeira leva de chineses ao País se reinventaram e também cresceram.

A JAC, por exemplo, tornou-se uma marca que comercializa apenas carros elétricos, enquanto a Chery se juntou à Caoa (grupo automotivo responsável por Hyundai e Subaru no Brasil) para dar uma guinada em sua imagem e números de vendas.


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GWM/Divulgação
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BYD e GWM começam a se destacar

Mas focando nas novatas, BYD e GWM chegaram para mudar a história dos chineses no mercado brasileiro. Ambas estrearam no segmento automotivo em 2021 no Brasil – apesar de a BYD já atuar no País por anos na área de veículos comerciais – e vêm chamando a atenção dos consumidores com carros híbridos e elétricos modernos, bem acabados e com bom custo-benefício.

Isso se reflete nos números de vendas. Segundo dados da Fenabrave, as duas montadoras já estão na frente de marcas premium como Volvo, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo. Conforme o ranking de outubro, foram 2.732 emplacamentos para a BYD e 1.450 para a GMW. No acumulado do ano, a primeira emplacou 8.822 unidades e a segunda, 7.324. Dessa forma, elas ocupam a 17ª e a 18ª posições no ranking entre as 20 marcas mais vendidas no país, respectivamente. 

Potencial de crescimento

Pode ainda não ser um resultado tão expressivo, mas mostra o potencial de crescimento destas duas empresas que não têm histórico no Brasil. Com os números de vendas das duas somados, elas já ultrapassam nomes tradicionais como Mitsubishi e se aproximam da Ford, algo surpreendente se pensarmos que nenhuma das duas vende carros somente a combustão e por valores que começam na casa dos R$ 150 mil.


Além disso, as duas terão fábricas aqui em breve. Afinal, BYD comprou a unidade da Ford, que deixou de produzir carros no Brasil, em Camaçari (BA), e deve iniciar a produção local entre o fim de 2024 e o início de 2025. Em contrapartida a GWM assumiu a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e deve começar a operar em maio do ano que vem.

Confira o ranking de vendas das 20 marcas mais vendidas até outubro de 2023:

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