O elétrico BYD Dolphin tem feito enorme sucesso nos últimos quatro meses no Brasil. Com preço a partir de R$ 149.800, o modelo veio da China no fim de junho e rapidamente se tornou o carro a bateria mais vendido do País. Entretanto, a chinesa prepara o lançamento por aqui de um modelo ainda mais acessível e que promete atingir os hatches de entrada. Estamos falando do Seagull, carro elétrico de entrada que estreou neste ano em sua terra natal.
O BYD Seagull já está em testes no Brasil e deve chegar às lojas daqui ainda no primeiro semestre de 2024. Por causa da recente taxação para elétricos e híbridos importados, que será aplicada a partir do ano que vem, não se sabe ainda qual será o seu preço. Entretanto, o novo hatch elétrico barato da marca deverá ter tabela bem próxima de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e VW Polo, justamente os três hatches mais vendidos do País em 2023.
Ainda que o imposto de importação pese, é bom as concorrentes ficarem atentas. Afinal, a BYD comprou do governo da Bahia a fábrica de Camaçari, que era da Ford. E o Seagull tem tudo para ser um dos escolhidos para ganhar produção local a partir de 2025. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, a montadora vai produzir automóveis, veículos comerciais e baterias. Além disso, todos os modelos serão eletrificados (elétricos ou híbridos).
Como é o BYD Seagull
Na China, o hatch elétrico de entrada tem três versões com preços que vão de 73.800 e 89.800 yuans. Na conversão direta e sem impostos, os valores ficam entre R$ 50.000 e R$ 60.000. No Brasil, a tabela só será anunciada em 2024. No entanto, é possível que o hatch elétrico tenha preço inicial próximo de R$ 100.000 até a faixa de R$ 130.000 na versão mais completa. Dessa forma, vai disputar diretamente com versões 1.0 flex e turbo de HB20, Onix e Polo.
Além disso, o novo hatch elétrico vai enfrentar concorrentes como JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar, porém com tamanho de Kwid e maior que e-JS1 e iCar.
Com cinco portas e espaço para quatro adultos, o BYD Seagull tem desenho simples, mas moderno. Tal como o Dolphin (“Golfinho”), o “Gaivota” pertence à linha de veículos inspirados em animais marinhos. O destaque são os faróis estreitos, a barra de LEDs na traseira e o spoiler.
Em relação às dimensões, o Seagull mede 3,7 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 de altura. E o entre-eixos tem 2,50 metros. Assim, o tamanho compacto deixa evidente a sua proposta urbana. E o conjunto elétrico reforça isso.
Sob o capô, o hatch traz um motor elétrico de 55 kW de potência, o equivalente a 75 cv, número semelhante ao de um motor 1.0 flex a combustão. A autonomia varia conforme o pacote de baterias. O de 30 kW tem alcance de 305 km no padrão WLTP. Já a bateria de 38 kW chega 405 km com carga completa. A velocidade máxima é de 130 km/h.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!