Com as vendas de carros elétricos em alta, a BYD vem atuando com força em diversos mercados. É tanto que, mal apresentou no Brasil o sedã médio elétrico Seal – durante o Festival Interlagos, na semana passada -, a fabricante já vem com mais uma carta na manga. Lançar o SUV com motorização elétrica Seal U no mercado europeu a partir de setembro, durante o Salão do Automóvel de Munique (Alemanha). As vendas, entretanto, ficam para o fim do ano. A ideia é rivalizar com o Tesla Model Y.
Batizado na China – sua terra natal – como Song Plus EV, o novato usará essa nomenclatura na Europa porque, de acordo com a BYD, a letra “U” representa “Utility”, que significa “multifuncional” em chinês.
Visual
Visualmente, o utilitário tem bastante semelhança com o irmão sedã. Principalmente, na dianteira, onde ostenta faróis afilados (iluminados por LEDs) e linhas arredondadas, principalmente no capô. Na traseira, o modelo tem como destaque a lanterna que vai de uma ponta a outra. A tampa do porta-malas pega praticamente toda a parte de trás do carro. E, para completar, tem spoiler e antena do tipo tubarão.
Ademais, o interior do SUV não difere tanto aos demais modelos da marca. Tem, por exemplo, tela de controle central rotativa com 15,6 polegadas. De acordo com a marca, há sistema de conectividade inteligente, chamado DiLink. O painel de instrumentos é totalmente digital, como nos demais modelos da fabricante. Ao contrário do modelo chinês, no entanto, o acabamento do exemplar europeu é todo em preto. No país asiático, predominam os tons cinza e azul.
Em medidas, tem 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,66 m de altura. O espaço entre-eixos, no entanto, fica em 2,76 m. No porta-malas, cabem 570 litros.
Na mecânica, o novato tem 160 kW (equivalente a 217 cv de potência). Vem com duas capacidades de bateria: 71,8 kWh e 87 kWh. Desse modo, gera autonomia de até, respectivamente, 420 km e 500 km, com carga completa. Dados segundo o ciclo WLTP. Em relação a desempenho, o Seal U vai de 0 a 100 km/h em, respectivamente, 9,6 segundos e 9,3 s. A velocidade máxima fica sempre em 175 km/h.
O preço estimado é de 45 mil euros (R$ 235.666, na conversão direta). A ideia é que o modelo chegue em outros cantos do mundo a partir do ano que vem.