Em matéria de carro elétrico, nomes como Tesla e BYD são duas referências mundiais, atualmente. A empresa americana, sob o comando de Elon Musk, figura entre os elétricos mais vendidos dos EUA, enquanto a BYD, marca chinesa, começa a ganhar espaço global com sua ampla oferta de modelos. Eis que surge a dúvida: qual das duas marcas faz o melhor sedã elétrico?
Do lado americano, está o Tesla Model 3; do lado chinês, o BYD Seal. Ambos os modelos são potentes, com visual futurista e tem conquistado o público. Pensando nisso, comparamos os modelos do momento, ainda que sejam rivais fora do mercado nacional, uma vez que apenas o Seal é vendido oficialmente no Brasil. Para ter um Model 3 no País, é preciso apelar para a importação independente.
Preços e autonomia
Lançado em 2017, o Model 3 abalou o mercado com sua chegada, e no ano seguinte tornou-se o carro elétrico mais vendido do país, superando o Chevrolet Bolt. Não à toa, ele está entre os 10 modelos elétricos mais vendidos dos EUA, por exemplo. Já o BYD Seal chegou em julho do ano passado, e medindo seus 4.8 metros de comprimento, disputa espaço com o Tesla na Europa e demais mercados, por exemplo.
Se o assunto é preço, lá fora, o Seal custa a partir de US$ 27,5 mil, algo próximo dos R$ 133 mil reais em conversão direta. Já o Model 3 custa mais, US$ 36,7 mil. Em conversão direta, isso corresponde a R$ 178 mil, aproximadamente. Ambos com dois motores elétricos, o Seal atinge até 550 km com uma carga, segundo a medição CLTC. Já o Model 3 consegue 606 km, também segundo o CLTC. Há ainda uma versão chamada “Long Range”, que permite até 677,5 km de autonomia.
Desempenho: qual carro elétrico é o mais rápido?
O canal britânico CarWow respondeu à pergunta de uma maneira prática: colocando os dois modelos lado a lado numa arrancada. Antes do resultado, alguns dados: O Model 3 testado tem 496 cv de força, com 49.9 mkgf de torque, e tração integral. O Seal também tem tração integral, mas é mais potente, com 537 cv de força, e 68.3 mkgf de torque. Entretanto, é mais pesado: 2.185 kg, contra 1.840 kg.
No vídeo, as primeiras passagens, com os modelos em seus modos mais “relaxados”, limitam o desempenho, permitindo que o Tesla supere o BYD. Entretanto, quando colocados no modo “Sport”, o resultado muda, fazendo da briga bem mais parelha. Contudo, nem tudo fica restrito ao desempenho quando o assunto são esses dois carros.
Dimensões e tecnologia
O Tesla Model 3 mede 4.69 metros de comprimento, 1.84 metro de largura e 1.44 metro de altura, com entre-eixos de 2.87 metros. Já o BYD Seal mede 4.8 metros de comprimento, 1.87 metro de largura, 1.46 metro de altura e 2.92 metros de entre-eixos, ligeiramente maior que o rival americano, por exemplo. Entretanto, quando o assunto é o porta-malas, o Model 3 toma a dianteira, com 594 litros de capacidade, contra 400 litros do rival chinês.
Por dentro, o Model 3 aposta no minimalismo ao extremo. O visual quase vazio da interna concentra todas as funções visuais, como velocímetro, central multimídia e até mesmo o comando para a marcha a ré em uma única tela, sensível ao toque. A montadora inclusive acabou com as chaves de seta, passando as funções para um botão no volante, o que pode desagradar alguns motoristas, no entanto.
Já no Seal, no entanto, o visual interno é bem mais tradicional, com um painel digital à frente de quem dirige, capaz de mostrar várias informações, além de um head-up display, algo não oferecido no Tesla. A famosa tela giratória da BYD também está ali, no meio do painel, e abaixo uma alavanca física para alternar entre as marchas. Contudo, jogam a favor do Tesla a função de condução autônoma Autopilot, e sistema GPS mais aprimorado.
Qual sedã elétrico é o melhor?
Por fim, as diferenças entre os dois modelos estão nas minúcias. Para os fãs do tradicionalismo mesclado à novidade, o BYD Seal é um concorrente de peso. Já para os aficionados por tecnologia e inovação, o Tesla é uma opção mais recomendada. Vale lembrar que o Seal foi lançado no Brasil oficialmente, pelo preço de R$ 296.800, com 531 cv de potência e alcance de 372 km segundo o Inmetro.
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