A BYD já ocupa a 10a posição entre as marcas mais vendidas no Brasil no primeiro semestre de 2024. Agora, a marca chinesa conseguiu emplacar mais um modelo: o BYD Song Pro. Mais de mil unidades foram vendidas apenas em agosto. Para comparação, o sedã King vendeu “só” 342 unidades no mesmo período. O veículo tem o mesmo trem de força e preço parecido do Song Pro. Isso confirma que os SUVs são os favoritos no País.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o novo Song Pro vendeu, ao todo, 1.042 unidades. Os dados incluem as versões GS e GL. Somados os emplacamentos do Song Plus, foram 2.115 unidades dos dois SUVs, conforme apontam os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Não à toa, a linha BYD Song está em primeiro lugar nas vendas de SUVs híbridos, em agosto e acumulado do resto do ano. Dessa forma, o modelo ultrapassou o rival GWM Haval H6, que ocupa a segunda posição e o Toyota Corolla Cross, que ficou em terceiro lugar.
BYD Song Pro é a reestilização da geração anterior
O BYD Song Pro é a reestilização da geração anterior, embora a marca chinesa afirme ser um carro totalmente diferente. As medidas e o conjunto mecânico muito semelhantes, entretanto, contestam essa versão. As duas gerações trazem o motor 1.5 a gasolina e o sistema híbrido DM-i.
O Song Pro tem 4,74 metros de comprimento, 1,71 m de altura, 1,86 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. Já o Song Plus apresenta 4,70 m de comprimento, 1,68 m, de altura, 1,89 m de largura e 2,76 m de entre-eixos. Ou seja, medidas próximas.
Mas o tamanho das baterias muda. O Song Pro GL, de entrada, tem bateria de 12,9 kWh, com 223 cv de potência combinada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos. Já a versão GS, de topo, tem 18,3 kWh e gera 235 cv e 43 mkgf de torque máximo. Com este conjunto, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 7,9 segundos.
Por dentro, o SUV híbrido tem sistemas de condução semiautônoma, como ACC, frenagem de emergência e monitor de ponto cego, além de teto solar. Os equipamentos também estão presentes no Song Plus. Ou seja, o Song Pro usa a mesma estratégia do sedã King.
Interior é sóbrio, mas bem construído
O BYD Song Pro também conta com painel de instrumentos digital de 8,8″, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, rodas de aro 18, câmera 3D de 360o, quatro entradas USB, seis airbags, além de assistentes de descida e monitoramento de pressão dos pneus.
O banco do motorista conta com ajustes elétricos e carregador de celular por indução. A central multimídia é giratória, tem 12,8″, com comandos de voz, conexão para Apple CarPlay e Android Auto e sistema de som com seis alto-falantes.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!