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BYD terá carro híbrido que roda 2.000 km com um tanque de gasolina
Tecnologia

BYD terá carro híbrido que roda 2.000 km com um tanque de gasolina

Chinesa BYD trabalha na 5ª geração do sistema DM-i para aumentar o alcance dos veículos híbridos; e-Plataform 3.0 dos elétricos terá evolução

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

14 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD baterias
BYD é uma das principais empresas que fazem parte da aliança para a produção de baterias sólidas
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD já mostrou que a autonomia de seus veículos é uma prioridade que é aprimorada a cada lançamento. Tal como o Jornal do Carro avaliou, o SUV híbrido Song Plus, por exemplo, surpreendeu com o alcance de mais de 1.000 km. Desta vez, a gigante chinesa planeja ultrapassar essa meta com o lançamento da 5ª geração do sistema DM-i.

A última geração lançada pela montadora chinesa foi em 2021, que dividiu a tecnologia DM-p no desempenho, enquanto a DM-i focou no consumo de energia. Pois, segundo o site chinês CnEVPost, a BYD pretende travar uma “batalha de libertação” para rivalizar cada vez mais com modelos a combustão. Desta forma, a fabricante trabalha para lançar no mercado uma nova plataforma para carros híbridos com alcance de até 2.000 km.

Pelos próximos 3 anos, a marca investirá em novas tecnologias para “capturar” clientes do mercado de carros a combustão. O Qin Plus Glory Edition e o Chaser 05 Glory Edition, por exemplo, foram lançados em fevereiro deste ano na China com o objetivo de atacar modelos tradicionais com preços mais baratos. Segundo o relatório, até o momento a BYD tem vendido vários modelos com preços significativamente mais baixos no mercado chinês.

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BYD
Divulgação/BYD

BYD atualizará modelos elétricos e preços vão cair

A BYD atualizará o sistema híbrido DM, bem como toda sua plataforma elétrica. Com o lançamento da nova geração, o estimado é que o carro consuma 2,9 litros a cada 100 km, além de oferecer uma autonomia de até 2.000 km com a bateria 100% carregada e o tanque cheio. Ou seja, um alcance consideravelmente maior que nos veículos a gasolina, que costumam rodar no máximo 600 km com um tanque de combustível cheio.

Outra novidade é o aprimoramento da arquitetura e-Plataform 3.0 para 4.0, o que vai ocorrer ainda neste ano. A maioria dos carros elétricos da BYD atuais são baseados na e-Plataform 3.0, com sistema de integração e eficiência de energia. Dolphin Mini e Yuan Plus, por exemplo, utilizam esta base.


Além disso, a nova plataforma da marca terá uma nova geração da bateria Blade com lâminas ainda mais finas e seguras em relação à explosões e incêndios. A nova plataforma deve trazer ainda melhorias em outros componentes. Dessa forma, com a otimização dos conjuntos híbridos e elétricos, e de componentes como motor e inversor, a marca prevê baratear seus veículos.



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