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BYD Dolphin Mini baixa de preço na China e já custa menos de R$ 50 mil
Mercado

BYD Dolphin Mini baixa de preço na China e já custa menos de R$ 50 mil

Subcompacto da BYD teve preço reduzido para conter a concorrência; mercado chinês enfrenta retração na busca por elétricos e híbridos

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

08 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD dolphin mini
Dolphin Mini foi o campeão de vendas durante a ação, com 312 unidades
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Engana-se quem pensa que a BYD quer rivalizar apenas no mercado brasileiro. Na China, o Seagull, nosso Dolphin Mini, baixou de preço em 5%, custando 69.800 yuans. Por aqui, em conversão direta, o preço equivale a R$ 47.900. A estratégia agressiva surgiu para conter o avanço de marcas rivais, como Geely, GAC Aion, Tesla, Xpeng e outras.

Além disso, é preciso considerar outro fator: modelos elétricos estão desacelerando na China. A BYD já diminuiu o preço do SUV elétrico Atto 3, nosso Yuan Plus na Europa, em 12%, numa tentativa de manter o modelo competitivo, em um ano que promete não ser fácil no mercado para as chinesas.



BYD Dolphin Mini
Diogo de Oliveira/Estadão

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Segundo a Reuters, o mercado de elétricos e híbridos plug-in na China aumentará 13% neste ano, o que é menos que os 38% registrados em 2023, por exemplo. Assim, é possível esperar que o nível dos descontos na BYD aumente neste ano, segundo a análise de Shi Ji, analista do China Merchants Bank International. Isso resultará no corte de alguns fornecedores, devido à pressão no lucro da montadora.

Contudo, isso não significa que tudo vá mal para a BYD. A montadora fechou o mês de janeiro deste ano beirando os 207 mil emplacamentos, um número 48% maior que o mesmo período do ano passado. Além disso, registrou uma participação de mercado de 31%, bem mais que os rivais, que não passam dos 10%.

Modelos da BYD na Itália tem desconto de 2 mil euros


As mudanças também ocorreram na Itália, onde a BYD realizou redução suas listas de preços, a fim de manter os valores de seus modelos dentro do limite máximo de acesso aos incentivos dados pelo Estado. Um exemplo disso é, considerando os incentivos para modelos 2024, o BYD Seal custa 40.600 euros (R$ 218 mil) sem o sucateamento, e 38.600 euros com o sucateamento.

O mesmo vale para o Atto 3 Confort, que custa 35.790 euros (R$ 192 mil) sem sucateamento, e 33.790 euros com sucata. No Dolphin Comfort, o desconto também é de 2 mil euros, por exemplo.

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