A JAC Motors iniciou a pré-venda do caminhão elétrico iET 1200 no Brasil por R$ 259.900. O modelo começa a ser entregue entre outubro e novembro, mas as primeiras unidades serão apresentada em agosto.
O iET 1200 é um caminhão das categorias de semileves e leves, para uso no transporte urbano de cargas. O motor elétrico gera o equivalente a 122,37 mkgf ou 1.200 Nm de torque. O significado do nome do modelo é Intelligent Energy Truck (caminhão de energia inteligente, em tradução livre). A potência é de 177 cv.
Segundo informações da JAC, o pacote de baterias de 97 kWh garante autonomia de 200 km no ciclo NEDC, antiga norma utilizada na Europa. Para repor a energia, há dois tipos de recarregadores.
O mais simples, que vem junto com o caminhão, pode ser plugado em tomadas convencionais de 220V. Nesse caso, a recarga completa é feita em 17 horas.
Com o dispositivo rápido, que é trifásico e deve ser conectado à tomadas de 380V, a recarga completa é feita em duas horas. A marca chinesa não revelou o preço desse equipamento.
Caminhão elétrico da Volkswagen vem aí
A Volkswagen Caminhões e Ônibus começa a produzir e entregar, em 2020, o e-Delivery. Trata-se da versão elétrica da linha urbana de caminhões da marca. O primeiro cliente é a fabricante de bebidas Ambev.
Segundo informações da marca alemã, o projeto do caminhão foi feito no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). O motor elétrico do e-Delivery gera o equivalente a 244 cv.
Com 100% de carga nas baterias, a autonomia é de 200 km. A recarga completa é feita em cerca de 3 horas, de acordo com dados divulgados pela empresa.
Serão oferecidas duas versões do e-Delivery: de 11 e 13 toneladas. Os preços não foram revelados.
Atualizada em 31/5 às 17h35