Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11/09/2023 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 19/09/2023 | 16:48

Caoa Chery líder, BYD supera GWM: a disputa entre marcas chinesas

Entre as vendas gerais, marcas chinesas tem mostrado seu valor, liderando rankings entre os elétricos e híbridos no último mês de agosto

Disputa entre marcas chinesas pelo consumidor final movimenta o mercado de venda de automóveis novos Crédito: Caoa Chery/Divulgação

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O mercado de automóveis no Brasil está mais movimentado, graças à disputa entre as novidades vindas das marcas chinesas GWM, BYD e Caoa Chery, por exemplo. No último mês de agosto, elas já figuravam entre o top 15 das marcas mais vendidas do País, segundo o ranking da Fenabrave. O destaque fica para a Caoa Chery, que vendeu 3.151 automóveis, na 11.ª colocação geral.

Logo em seguida está a BYD, que vendeu 1.455 modelos no último mês, seguida de perto pela GWM, com uma diferença de apenas 3 unidades, com 1.452 carros vendidos. A disputa acirrada refletida nos números é alimentada pelo consumidor, cada vez mais inclinado às novidades oferecidas pelas marcas do setor.


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BYD Dolphin lidera entre os elétricos mais vendidos em agosto (Vagner Aquino/Jornal do Carro)
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Isso também é visível quando comparamos os dados nas vendas de veículos elétricos, por exemplo. Só no último mês, o BYD Dolphin assumiu a liderança entre os elétricos mais vendidos do País, com uma diferença de 218 carros para o segundo colocado. Além disso, manteve a BYD no topo das marcas entre os elétricos mais vendidos, superando nomes tradicionais como a Volvo, por exemplo. É o que informa um levantamento feito por Marcelo Cavalcante, para o site Use Elétrico.

Além disso, em outro levantamento de mesma autoria, outra marca chinesa, a GWM, tem dado trabalho à Toyota, e tomou a liderança entre os híbridos mais vendidos. O modelo Haval H6 superou o Corolla Cross no mês de agosto, com uma diferença de 441 unidades vendidas. No acumulado do ano todo, a versão sedã do Corolla híbrido ainda está na frente, mas a diferença começa a diminuir: são 4.881 unidades para o Toyota, e 4.567 para o SUV chinês, por exemplo.

Aumento do interesse por marcas chinesas movimenta o mercado

GWM Ora é novidade que pode movimentar o mercado (GWM/Divulgação)

O crescimento das vendas e do interesse do público e das vendas também se evidencia de outras formas. Recentemente, o JC noticiou a chegada de um grande carregamento, via marítima, de novos modelos das marcas BYD e GWM, no porto de Vitória (ES), no último dia 29. Os mais de 2.700 veículos já tem destino certo: os pátios das montadoras e a posterior entrega aos clientes, por exemplo.

Para os que esperam por um dos novos 4 mil BYD Dolphins encomendados, por exemplo, a chega dos modelos é bem-vinda. Entretanto, não supre a demanda. Assim, segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, cerca de 8 mil carros chineses entraram no País somente no primeiro semestre deste ano. O número deve aumentar em decorrência do alvoroço causado pelo Dolphin, que obrigou a concorrência a baixar seus preços, por exemplo.

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Atualizada em 19/9, às 16h34

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