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Caoa Chery Tiggo 8 virá com motor de 187 cv e preço de Jeep Compass
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Caoa Chery Tiggo 8 virá com motor de 187 cv e preço de Jeep Compass

O Caoa Chery publicou anúncio na TV em que revela informações sobre o Tiggo 8, novo SUV que chega este mês ao Brasil, como os 187 cv de potência do motor TGDI, o tamanho do porta-malas e alguns itens de série

Tião Oliveira

03 de ago, 2020 · 9 minutos de leitura.

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Tiggo
Tiggo 8
Crédito:Chery/Divulgação

O Caoa Chery Tiggo 8 terá motor de 187 cv começa a ser vendido no dia 12 de agosto com preço na faixa do Jeep Compass. A potência e a configuração do motor TGDi, turbo com injeção direta de combustível, foram confirmados pela empresa. Na noite deste domingo (2), a Caoa Chery veiculou anúncio no intervalo do programa Fantástico, da TV Globo, com detalhes do novo SUV. O preço, ainda não confirmado pela empresa, partirá de cerca de R$ 150 mil.

Esse preço é próximo ao da versão Limited do Compass. Nessa configuração, o modelo a Jeep, que é feito em Goiana (PE), parte de R$ 153.990. A mais barata é a Sport, cuja linha 2020/20, parte de R$ 113.990. Esse valor inclui o bônus de R$ 8 mil para desovar os estoques. A linha 2020/21 chega na segunda quinzena.

Diferentemente do Compass, que leva cinco pessoas, o Tiggo 8 terá sete lugares. O modelo feito pela Caoa Chery em Anápolis (GO) é o primeiro SUV para sete ocupantes produzido no Brasil. Sua apresentação para a imprensa está marcada para o dia 12/8. As vendas começam em seguida.

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Câmbio automatizado virá de série

O Compass é o líder de vendas do segmento no País. Na versão Limited, o Jeep tem motor 2.0 flexível de 170 cv. O câmbio é automático convencional de seis marchas. No anúncio do Tiggo 8, a Caoa Chery confirmou que o câmbio será DCT. A marca informa que a alavanca é similar a um joystick de videogame.

O câmbio DCT é automatizado com duas embreagens e sete velocidades. Segundo fontes da empresa, essa caixa é a mais moderna disponível em carros feitos no Brasil. Com lubrificação a óleo, garante mudanças de marcha mais rápidas e sem trancos, informam as mesmas fontes.

O motor do novo Caoa Chery Tiggo 8 será 1.6. Disponível inicialmente apenas em versão a gasolina, o quatro-cilindros gera torque máximo de 28 mkg. Essa força fica disponível a partir das 2.000 rpm. Outros detalhes confirmados no anúncio são os faróis full-LEDs e o tamanho do porta-malas.


Com cinco pessoas a bordo, o bagageiro do Tiggo 8 tem 889 litros de capacidade. Com a segunda fileira de bancos recolhida, a área sobre para 1.930 l. Já com os sete assentos em uso o espaço disponível no porta-malas é de 193 l. Isso é um pouco menos que o bagageiro de um Fiat Mobi, por exemplo.



Tiggo 8 é maior que o Compass

O Tiggo 8 tem 4,7 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,75 m de altura e 2,71 m de distância entre os eixos. Com esses números, o novo SUV da Caoa Chery oferece amplo espaço a bordo. Para comparação, no Compass as dimensões são de, respectivamente, 4,42 m, 1,82 m, 1,64 m e 2,64 m. O Tiggo 8 é 28 cm mais comprido e tem 7 cm a mais de distância entre os eixos que o modelo da Jeep.

E, assim como os demais carros da Caoa Chery, o Tiggo 8 virá recheado de equipamentos de série. Dois itens voltados ao conforto, haverá sistema de som com oito alto-falantes e ar-condicionado com duas zonas de resfriamento, além de saídas para a segunda fila de bancos.


Outro destaque da cabine é o painel virtual com tela de 12,3 polegadas, também confirmada no anúncio para a TV. A da central multimídia, por sua vez, terá 10,25″. O sistema será compatível com as plataformas Android Auto e Apple Car Play. Abaixo, outro mostrador digital serve para controlar as funções do sistema de ar-condicionado. A disposição é semelhante à adotada por Audi e Land Rover em seus modelos mais recentes, com poucos botões físicos.

Tiggo 8 será muito bem equipado

O Caoa Chery Tiggo 8 também terá bancos revestidos de couro. O do motorista virá com ajuste elétrico em seis posições. Para o carona dianteiro, haverá regulagem manual em quatro posições. Carregador de celular sem fio, teto solar panorâmico, iluminação dos pedais acionada automaticamente quando alguém entra no carro, chave presencial (libera as travas das portas automaticamente) e partida do motor por botão também fazem parte do pacote.


Em relação à segurança, o Tiggo 8 trará sensores de obstáculos e câmeras na dianteira e na traseira. O freio de estacionamento terá acionamento eletrônico e o conjunto de faróis terá luzes de LEDs de uso diurno.

Distribuição eletrônica das forças de frenagem, controles eletrônicos de tração e estabilidade e frenagem automática de emergência também virão de fábrica. Além disso, haverá auxílio de arranque em rampa, que evita que o carro volte para trás nas saídas em ladeiras, por exemplo.


Caoa Chery tem 5 anos de garantia

Outros mimos serão as rodas de liga leve de 18 polegadas e o monitoramento interno da pressão dos pneus. O novo Caoa Chery trará ainda abertura do porta-malas acionada por meio de sensores de presença. As fileiras de bancos terão várias opções de rebatimento. A segunda, por exemplo, poderá ser rebatida na proporção 40/60 e a terceira, na proporção 50/50.

Em linha com os demais modelos da Caoa Chery, o Tiggo 8 terá garantia de até 5 anos no Brasil. Para ter direito à cobertura é preciso fazer as revisões periódicas a cada 10 mil km rodados ou 12 meses – o que ocorrer primeiro.

Para referência, a primeira revisão de um Tiggo 7 custa R$ 478,23 e pode ser paga em até três parcelas. O serviço deve ser feito quando o SUV atingir 10 mil km ou após 12 meses da compra. Inclui troca dos filtros de combustível e do óleo do motor, do lubrificante e da arruela do bujão de cárter, além de inspeção de 44 itens do carro.


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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.