Tião Oliveira

29/10/2022 - 7 minutos de leitura.

Caoa confirma novo presidente a partir de 1º de dezembro

A partir do mês que vem, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho assume comando do Grupo Caoa, fundado por seu pai, que faleceu há pouco mais de um ano

Grupo Caoa é uma das maiores empresas do Brasil Crédito: Caoa/Reprodução

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Caoa, maior grupo brasileiro do setor de veículos, acaba de confirmar a troca de comando. Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho foi o escolhido. Seu pai, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, faleceu em 2021. De acordo com a empresa, a mudança vale a partir de 1º de dezembro de 2022.

Assim, Mauro Correia, que ocupada a cadeira de presidente da companhia, passa à vice-presidência. De acordo com nota da Caoa, as mudanças fazem parte do plano de sucessão idealizado por seu fundador.

Carlos Alberto Filho lidera transformação na empresa; Foto: Arquivo Pessoal
Continua depois do anúncio

Confira a íntegra da nota da Caoa:

Como parte do plano de sucessão idealizado pelo seu fundador, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a CAOA, maior conglomerado em atuação nos segmentos de distribuição e fabricação de veículos no Brasil, anuncia Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho como presidente da empresa, a partir de 1º de dezembro, substituindo Mauro Correia, que passará a ocupar o cargo de vice-presidente.

Com sólida formação acadêmica pela Universidade de Brown nos EUA, o executivo chega com a missão de continuar o legado da CAOA, mantendo a marca entre as que mais crescem no setor automotivo. Carlos sempre esteve inserido no dia a dia dos negócios da CAOA, adquirindo experiência em todas as áreas operacionais da empresa, além de ter participado das grandes negociações e decisões estratégicas da companhia, ao lado do fundador e seu pai, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

Antecipando as mudanças globais no setor automotivo, Carlos Alberto Filho já demonstra seu DNA, com a audaciosa decisão de assumir o pioneirismo da eletrificação automotiva no Brasil, segmento, aliás, do qual a CAOA CHERY se tornou líder de vendas, o que mostra o seu comprometimento em garantir à CAOA o cumprimento das pautas de ESG, se transformando na melhor plataforma de mobilidade do Brasil.


“Tenho orgulho do que construímos até agora e vamos muito além com a certeza de continuar entregando os melhores produtos e serviços ao mercado. Sempre com inovação, modernização, profissionalização e foco nas necessidades, desejos e satisfação dos Clientes, razão de nossa existência” afirma Carlos Alberto Filho.

Mais mudanças

A troca de comando na Caoa foi antecipada com exclusividade pelo Jornal do Carro. Além disso, Marcio Alfonso, vice-presidente da Caoa Montadora, deixa a empresa. Assim como Ivan Witt, que era diretor-corporativo de compras. Além disso, o Irmão de Carlos Filho, Carlos Philippe de Oliveira Andrade vai continuar no conselho do Grupo. Assim como sua mãe, Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade.

Segundo fontes ligadas à empresa, Carlos Alberto Filho é responsável por uma profunda transformação no Grupo Caoa. De acordo com pessoas próximas ao comando do grupo, ele vem liderando a guinada para a eletrificação. Nesse sentido, a Caoa Chery foi a primeira empresa de veículos do País a ter uma linha completa de carros eletrificados.


Além disso, a empresa, que também é importadora da sul-coreana Hyundai, acaba de lançar o híbrido Ioniq no mercado brasileiro. Porém, em vez de vender, a empresa oferece o modelo em um serviço de assinatura, por meio da Caoa Locadora. Da mesma forma, a companhia tem a exclusividade de importação de veículos da japonesa Subaru.

Grupo Caoa tem mais de 40 anos

Fábrica de Goiás produz modelos da Hyundai e da Caoa Chery; Crédito: Sergio Dutti/Estadão

Atualmente, o grupo produz veículos da Hyundai e SUVs da Caoa Chery em Goiás. Segundo a empresa, a capacidade de produção deve chegar a 150 mil veículos por ano até 2023. Carlos Alberto de Oliveira Andrade afastou-se do comando da empresa em 2013. Porém, ele continuou ligado à companhia, no comando do conselho. Em 2017, Mauro Correia assumiu o comando executivo do grupo.


Em maio de 2019, a Caoa completou 40 anos. Na época, o empresário publicou um depoimento em que afirmava que a empresa iniciava um novo ciclo. “Comecei do nada, e a Caoa chegou onde chegou com a Ford, depois a Subaru e, mais recentemente, com a Hyundai”, afirmou. “Todos aqueles que estão ligados ao grupo Caoa sabem que não só vencemos, mas também crescemos.” O Dr. Carlos faleceu no dia 14 de agosto de 2021.



Notícias relacionadas

Notícias

Novo Hyundai Creta faz sucesso na Índia e vende quase o dobro do Brasil

Notícias

BYD registra patentes do SUV elétrico Seal U no Brasil

Notícias

Volkswagen Virtus fica mais caro neste mês após reajuste; veja o preço

Notícias

Novo BMW Série 5 híbrido plug-in roda mais de 28 km/l; veja o preço

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Comfort Plus

Ver agora