Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, a Coao está lançando o Hyundai Ioniq Hybrid no Brasil. Porém, o primeiro híbrido da marca sul-coreana no País não está à venda. As 238 unidades importadas já foram emplacadas e estão sendo oferecidas por meio de assinatura. Segundo informações da Caoa Locadora, a novidade se junta à linha de modelos da Caoa Chery disponíveis no serviço.
Ou seja, os Tiggo 5x Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Max Drive. Bem como o elétrico Caoa Chery iCar. De acordo com a empresa, para o Hyundai Ioniq Hybrid os planos de assinatura têm prazo de 12, 24 e 36 meses. Os preços das mensalidades partem de R$ 3.999. Conforme a empresa, a ampliação da oferta visa a liderança do segmento de veículos por assinatura no País.
Segundo Jack Nunes, diretor executivo comercial da Caoa Locadora, com o Hyundai Ioniq Hybrid a empresa amplia as opções para os clientes que querem obter melhores índices de eficiência energética. Além disso, o novo modelo servirá para testar a ampliação da oferta de soluções. “Ou seja, a inclusão de manutenção corretiva como um serviço padrão”, diz.
Hyundai Ioniq Hybrid tem autonomia de 800 km
Conforme a Caoa, o Hyundai Ioniq chega ao País em versão única. Cabe lembrar que o carro importado deixou de ser oferecido na Coreia do Sul, onde também contava com opções híbrida plug-in e elétrica. A marca implementou mudanças em sua estratégia de marketing. Agora, Ioniq é o nome de uma linha de modelos 100% elétricos, como o Ioniq 6, por exemplo (abaixo).
Seja como for, o Hyundai Ioniq Hybrid oferecido pela Caoa traz motor 1.6 GDi a gasolina que gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque. O elétrico é alimentado por baterias de 1,56 kWh e gera o equivalente a 43,5 cv e 17,3 mkgf. Segundo a fabricante, no total o conjunto entrega 141 cv e 27 mkgf. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Por fim, a tração é nas quatro rodas.
Como Hyundai e Kia fazem parte do mesmo grupo, seus carros compartilham várias soluções. Portanto, o trem de força do Hyundai Ionic Hybrid é igual ao do Kia Niro, que acaba de ser lançado no Brasil. De acordo com a Hyundai, o modelo tem autonomia de até 800 km. Segundo dados do Inmetro, com um litro de gasolina o carro pode rodar 18,9 km na cidade e 18,8 km na estrada.
Aliás, o Ioniq traz vários elementos de outros modelos da Hyundai. É o caso do volante, que lembra muito o da linha HB20 produzida no Brasil. Além disso, a tela da central multimídia, de 10,25 polegadas, é igual á do SUV Creta. Porém, o quadro de instrumentos totalmente digital, de 7″, é inédito no País.
Equipamentos e medidas
A lista de itens de série do Hyundai Ioniq Hybrid é ampla. Assim, inclui direção com assistência elétrica e freio de estacionamento eletrônico. Bem como bancos revestidos de couro e com ajustes elétricos, além de motor com partida por botão. O sistema entretenimento tem conexão via Bluetooth e comandos ativados por voz, além de pareamento de celulares com Android Auto e Apple CarPlay. Outro destaque é o carregador sem fio para smartphones.
De acordo com a Hyundai, o Ioniq mede 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,7 m, o porta-malas tem 443 litros e o peso em ordem de marcha é de 1.400 kg. Inicialmente, o híbrido está disponível nas cores prata, preta, branca e cinza.