O carnaval é um momento para celebrar e se divertir, mas também acaba sendo um momento que pode dar muita dor de cabeça com roubos e furtos. Segundo a Ituran Brasil, empresa de rastreamento, alguns carros são mais visados que outros durante a festa, e o favorito é o Fiat Palio.
A empresa realizou um levantamento com base em dados de furto e roubo do ano passado. Além do Fiat Palio, com quase 20%, encabeçam a lista o Ford Ka (16%) e o Hyundai HB20 (13%). Completam os cinco primeiros os Volkswagen Fox e Gol, ambos com 11%.
Um dos motivos que aumentam o risco de furto e roubo é o fato de que os carros ficarem estacionados na rua por longos períodos. A pesquisa mostra ainda qual a proporção de roubo e furto. A primeira modalidade é responsável por 53% dos sumiços de carros, enquanto a segunda ficam com 47%.
No compilado entre furtos e roubos, os bairros que mais têm incidência são São Mateus (17%), Taboão da Serra (13%) e Itaim Paulista (13%). Quando o recorte é dividido, São Mateus (21%), Vila Matilde e Fazenda da Juta com 14% têm mais furtos. Já em roubos, a onerosa liderança fica com Taboão, em SBC (20%), seguido de Guaianazes e Grajaú, ambos com 13%.
Cores também fazem a diferença
Além de quais modelos, as modalidades de crime cometido, a pesquisa também mostra quais as cores são mais suscetíveis a roubos e furtos durante o período. Prata, preta e branca lideram o ranking com 30,1%, 24,2% e 22%, respectivamente. Vale lembrar que no Brasil esses três tons de cores representam a maioria dos veículos, enquanto os coloridos são minoria, o que já ajuda na quantidade de roubos.
Noite é o período com mais furtos e roubos
O risco de ser furtado ou roubado há em todos os momentos, mas segundo o levantamento da Ituran, a noite é o horário com maior incidência. O período responde por 40,6% dos furtos e roubos. Manhã e tarde vêm em segundo com 20,8%, e a madrugada em último com 17,5% dos crimes.