A Toyota relançou na África o hatch de entrada Vitz, um carro pequeno, do tamanho do Fiat Mobi, que tem como destaque o preço acessível. O modelo, produzido pela marca por duas décadas (de 1999 a 2019), está disponível em mercados da África com valor sugerido de US$ 9.990. Seria uma boa opção de carro popular para o Brasil?
O novo Vitz, na verdade, tem base de Suzuki Celerio, hatch popular da marca japonesa feito na Índia. Por isso, tem baixo custo e visual diferente do padrão atual da Toyota. Além disso, pouco esforço foi feito para diferenciar os dois modelos, para não dizer nenhum. Basicamente os emblemas Suzuki foram substituídos pelos da Toyota.
Carro barato da Toyota é versão rebatizada (e mais cara) do Suzuki Celerio
O modelo compete diretamente com o Renault Kwid, com quem disputa mercado. Além disso, as dimensões também são parecidas. O Vitz/Celerio mede 3,69 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,55 m de altura e 2,43 m de entre-eixos. Além disso, a mecânica também é Suzuki, com um motor 1.0 de três cilindros que gera 67 cv e 9 mkgf de torque.
A transmissão do Vitz é manual com cinco velocidades, mas tem opção automatizada também com cinco marchas. O modelo é feita na Índia e estreia na África do Sul ainda este mês com preço de US$ 9.990, valor equivalente a R$ 49.900 na conversão direta.
No entanto, o modelo é US$ 500 mais barato que o Toyota Agya, outro hatch feito na Indonésia e que já tem 12 anos de projeto. Para o seu lugar, o Vitz ainda custa mais caro que o próprio Suzuki Celerio, que na África do Sul custa US$ 9.500, por exemplo. Outros mercados do continente africano receberão o modelo nos próximos meses.
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