Já pensou em comprar um veículo e ganhar mais 30 anos de vida, além da cura de doenças como hipertensão e diabetes? O diretor da Skyworth Auto, Huang Hongsheng, afirmou que foi exatamente isso o que aconteceu com ele após dirigir o EV6. O carro chinês é um dos SUVs elétricos da montadora. As declarações ocorreram no Salão do Automóvel de Pequim, no fim de abril.
“Os carros da Skyworth podem aliviar a pressão alta, melhorar a imunidade e eliminar a diarreia habitual”, disse Hongsheng, de acordo com a mídia chinesa. “Desde que dirigi os elétricos da Skyworth, minha pressão alta, diabetes e outros problemas foram curados”, completou.
Essa não é a primeira vez que ele cita impactos na saúde para quem tem um dos veículos da marca. Em uma conferência no ano passado, o executivo declarou que os SUVs da Skyworth poderiam prolongar a vida dos proprietários em até 30 anos e levá-los aos 100 anos de idade.
O diretor falou ainda que tira um cochilo no horário de almoço todos os dias no porta-malas do EV6. Ou seja, ele acredita que o carro chinês ajuda a entrar em um sono profundo sem pensar no trabalho. Hongsheng não apresentou nenhum tipo de evidência científica ou dados que pudessem confirmar as suas declarações.
Montadora sobre carro chinês: fora de contexto
Após a repercussão, a fabricante afirmou que as falas de Hongsheng estão fora de contexto. Eles alegam que o diretor apenas contou que os automóveis ajudam a dormir mais facilmente e que isso
é um bom hábito.
Entretanto, em seu site, a Skyworth utiliza a função “tecnologia de promoção do sono ativo” para promover o EV6. A montadora afirma que o carro “elimina a insônia e melhora muito a qualidade do sono”, eleva o “estado de sub-saúde” e mede “de forma científica e precisa a qualidade do sono profundo”. A Skyworth também reforça a ideia de que o veículo pode ajudar os usuários a chegarem aos 100 anos de vida.
Mas essa está longe de ser a primeira polêmica que envolve a montadora e o seu fundador. Hongsheng foi preso em 2004 com o seu irmão Huang Peisheng por fraudes fiscais. A condenação ocorreu em 2006 e o executivo saiu da prisão em 2009. Apesar de nunca ter deixado de ser o sócio majoritário, o empresário só retornou para a empresa em 2010.
Vendas não foram um sucesso
Lançado em 2021 na China, o Skyworth EV6 (que não tem nenhuma relação com o carro homônimo da Kia) tem duas versões, com baterias de 72 kWh e 86 kWh. O motor gera o equivalente a 204 cavalos de potência e a autonomia é de até 620 km por carga, conforme o ciclo chinês.
Um levantamento da iFeng mostrou que o veículo vendeu 21,9 mil unidades em 2022 e 18,6 mil em 2023. O mercado chinês é o maior exportador de carros do mundo e a Skyworth deu a sua contribuição: a montadora exportou mais de 10 mil unidades do EV6.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!