Skyworth carro chinês que cura
Skyworth/Divulgação

Carro chinês promete 'curar' doenças e prolongar vida em 30 anos

Declarações foram dadas pelo diretor da Skyworth Auto, que já foi preso por fraude na China; montadora afirma que falas estão fora de contexto

Por Geovanna Hora 09 de jun, 2024 · 5m de leitura.

Já pensou em comprar um veículo e ganhar mais 30 anos de vida, além da cura de doenças como hipertensão e diabetes? O diretor da Skyworth Auto, Huang Hongsheng, afirmou que foi exatamente isso o que aconteceu com ele após dirigir o EV6. O carro chinês é um dos SUVs elétricos da montadora. As declarações ocorreram no Salão do Automóvel de Pequim, no fim de abril.

“Os carros da Skyworth podem aliviar a pressão alta, melhorar a imunidade e eliminar a diarreia habitual”, disse Hongsheng, de acordo com a mídia chinesa. “Desde que dirigi os elétricos da Skyworth, minha pressão alta, diabetes e outros problemas foram curados”, completou.

Essa não é a primeira vez que ele cita impactos na saúde para quem tem um dos veículos da marca. Em uma conferência no ano passado, o executivo declarou que os SUVs da Skyworth poderiam prolongar a vida dos proprietários em até 30 anos e levá-los aos 100 anos de idade.


O diretor falou ainda que tira um cochilo no horário de almoço todos os dias no porta-malas do EV6. Ou seja, ele acredita que o carro chinês ajuda a entrar em um sono profundo sem pensar no trabalho. Hongsheng não apresentou nenhum tipo de evidência científica ou dados que pudessem confirmar as suas declarações.

Skyworth carro chinês que cura
Skyworth/Divulgação

Montadora sobre carro chinês: fora de contexto

Após a repercussão, a fabricante afirmou que as falas de Hongsheng estão fora de contexto. Eles alegam que o diretor apenas contou que os automóveis ajudam a dormir mais facilmente e que isso
é um bom hábito.


Entretanto, em seu site, a Skyworth utiliza a função “tecnologia de promoção do sono ativo” para promover o EV6. A montadora afirma que o carro “elimina a insônia e melhora muito a qualidade do sono”, eleva o “estado de sub-saúde” e mede “de forma científica e precisa a qualidade do sono profundo”. A Skyworth também reforça a ideia de que o veículo pode ajudar os usuários a chegarem aos 100 anos de vida.

Skyworth carro chinês que cura
Skyworth/Divulgação

Mas essa está longe de ser a primeira polêmica que envolve a montadora e o seu fundador. Hongsheng foi preso em 2004 com o seu irmão Huang Peisheng por fraudes fiscais. A condenação ocorreu em 2006 e o executivo saiu da prisão em 2009. Apesar de nunca ter deixado de ser o sócio majoritário, o empresário só retornou para a empresa em 2010.


Skyworth carro chinês que cura
Skyworth/Divulgação

Vendas não foram um sucesso

Lançado em 2021 na China, o Skyworth EV6 (que não tem nenhuma relação com o carro homônimo da Kia) tem duas versões, com baterias de 72 kWh e 86 kWh. O motor gera o equivalente a 204 cavalos de potência e a autonomia é de até 620 km por carga, conforme o ciclo chinês.

Um levantamento da iFeng mostrou que o veículo vendeu 21,9 mil unidades em 2022 e 18,6 mil em 2023. O mercado chinês é o maior exportador de carros do mundo e a Skyworth deu a sua contribuição: a montadora exportou mais de 10 mil unidades do EV6.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo VW T-Cross 2025 é mais sofisticado sem subir de preço
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.