O uso de carro de aplicativo faz parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo todo. Porém, nem todos os motoristas aceitam levar pets. Aliás, muitos cancelam a corrida quando descobrem que o tutor precisa ir com o bichinho ao veterinário ou ao pet shop, por exemplo. De olho nesse mercado, o Garupa, app criado em 2017, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, passou a oferecer uma opção focada no transporte de animais domésticos.
Conforme a empresa, o serviço, batizado de Garupa Pet, já atendeu mais de 30 mil totós e gatos, entre outros, desde então. Para isso, há capas impermeáveis nos bancos em todos os carros de aplicativo que atuam na modalidade. Assim, eles podem levar animais de pequeno e grande porte, com até 10kg. Porém, a empresa não informa como é feita a aferição de peso do pet. Portanto, na prática, a aceitação da corrida acaba ocorrendo de forma intuitiva.
Atualmente, o serviço está disponível em mais de 700 cidades de 19 Estados do País. Entretanto, as únicas capitais servidas são Porto Alegre e Brasília. Conforme o CEO do app, Marcos Trindade, a meta é passar a atender Belo Horizonte ainda em 2023. De acordo com ele, a ideia foi entrar em cidades pequenas e médias primeiro. “Agora, com a operação mais consolidada, estamos chegando às capitais.”
Grandes empresas de carro de aplicativo não oferecem o serviço
Marcondes diz que a ideia de criar o serviço surgiu após ele constatar que os concorrentes não atendiam esse público. Segundo ele, os usuários têm necessidades diferentes. “Entendemos que cada uma delas pode virar um novo nicho de mercado”, diz. Neste ano, mais de 110 motoristas se cadastraram na modalidade pet. Embora o número absoluto seja pequeno, representa um crescimento de 50% em relação aos registros feitos mesmo período de 2022.
Conforme a assessoria de comunicação do Garupa, os usuários pagam, em média, R$ 15 por viagem. Vale lembrar que na maioria das cidades cobertas pelo serviço não há engarrafamentos. Portanto, o custo do serviço pode variar bastante no caso das capitais.
O Garupa Pet funciona como os demais serviços de carro por aplicativo. Ou seja, primeiro é preciso baixar o app para celulares com sistemas operacionais Android e IOS. Depois, basta escolher a modalidade de transporte. ”O mercado pet não para de crescer”, afirma Marcondes que diz que os animais de estimação fazem parte das famílias. “E precisam ser transportados adequadamente. Por isso, implantamos o serviço.”