11/11/2012 - 4 minutos de leitura.

Carro do leitor: Citroën Traction 1947 com 200 cv

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Belisa Frangione
Fotos: Sergio Castro/ESTADÃO

“Tenho de me dar um presente.” A frase pontuou a decisão do engenheiro agrônomo Álvaro Barra Pontes Neto de comprar um Citroën Traction Avant 11 BL para celebrar seu aniversário de 50 anos, em 2010. O modelo francês, feito em 1947, estava em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Continua depois do anúncio

“Vi as fotos do carro em um anúncio e viajei na mesma semana para conhecê-lo”, diz Neto. Ele conta que, após fechar negócio, passou todo o percurso de volta do sul para São Paulo pensando sobre o que poderia fazer para “melhorar” o Citroën. O objetivo era deixar o sessentão apto para rodar no dia a dia.

O 11BL seguiu para uma oficina, onde ficou por um ano. Entre as atualizações, o motor original, de quatro cilindros e 50 cv, deu lugar a um seis-cilindros 4.1 da Chevrolet que gera 200 cv, segundo Neto. A tração, que era no eixo dianteiro (como o nome do modelo deixa claro), passou a ser na traseira. O carro ganhou direção hidráulica e freios ABS.


O leitor Álvaro Pontes Neto

O engenheiro também foi cuidadoso ao refazer o interior do modelo. Entre as novidades tecnológicas há câmera traseira para auxiliar em manobras e toca-DVDs que exibe, na maior parte do tempo, clipes da banda de rock Led Zeppelin.

Neto diz que o carro, apelidado carinhosamente de “Furreca”, nunca o deixou na mão e ainda lhe trouxe notoriedade. “Ao chegar em qualquer lugar com ele sou muito bem recebido. Ou melhor, o Citroën que é”, brinca.


HISTÓRIA
O Traction Avant foi lançado em abril de 1934, no Salão de Paris, como modelo 7A. Tinha motor de 32 cv e, segundo a Citroën, alcançava 100 km/h. Mas o Double Chevron não foi capaz de realizar o que era considerado uma façanha na época.

Para cumprir a promessa, três meses depois a montadora apresentou a versão 7B, com motor de 35 cv. Pouco tempo depois vieram o 11A, o conversível Cab’Trac e o cupê esportivo Sport.

No ano seguinte chegou o 11 Légère, que passou a se chamar 11 BL em 1937. O 15 Six, de 1938, tinha motor de 76 cv e chegava a 100 km/h em segunda marcha.


O Traction Avant deixou de ser produzido em 1957. O último exemplar foi um 11 Familiale.

Notícias relacionadas

Notícias

Clássico atual: 80% de todos os Mercedes Classe G ainda rodam, diz executivo

Notícias

Citroën Basalt aparece sem camuflagem na Índia; veja o vídeo

Notícias

Fiat Mobi 2025 fica disponível no site da marca; o que muda e preço

Notícias

GM paralisa fábrica do Chevrolet Onix no RS por conta das chuvas

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS