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Carro do leitor: Citroën Traction 1947 com 200 cv
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Carro do leitor: Citroën Traction 1947 com 200 cv

Belisa Frangione Fotos: Sergio Castro/ESTADÃO“Tenho de me dar um presente.” A frase pontuou a decisão do engenheiro agrônomo Álvaro Barra... leia mais

11 de nov, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Carro do leitor: Citroën Traction 1947 com 200 cv

Belisa Frangione
Fotos: Sergio Castro/ESTADÃO

“Tenho de me dar um presente.” A frase pontuou a decisão do engenheiro agrônomo Álvaro Barra Pontes Neto de comprar um Citroën Traction Avant 11 BL para celebrar seu aniversário de 50 anos, em 2010. O modelo francês, feito em 1947, estava em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

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“Vi as fotos do carro em um anúncio e viajei na mesma semana para conhecê-lo”, diz Neto. Ele conta que, após fechar negócio, passou todo o percurso de volta do sul para São Paulo pensando sobre o que poderia fazer para “melhorar” o Citroën. O objetivo era deixar o sessentão apto para rodar no dia a dia.

O 11BL seguiu para uma oficina, onde ficou por um ano. Entre as atualizações, o motor original, de quatro cilindros e 50 cv, deu lugar a um seis-cilindros 4.1 da Chevrolet que gera 200 cv, segundo Neto. A tração, que era no eixo dianteiro (como o nome do modelo deixa claro), passou a ser na traseira. O carro ganhou direção hidráulica e freios ABS.


O leitor Álvaro Pontes Neto

O engenheiro também foi cuidadoso ao refazer o interior do modelo. Entre as novidades tecnológicas há câmera traseira para auxiliar em manobras e toca-DVDs que exibe, na maior parte do tempo, clipes da banda de rock Led Zeppelin.

Neto diz que o carro, apelidado carinhosamente de “Furreca”, nunca o deixou na mão e ainda lhe trouxe notoriedade. “Ao chegar em qualquer lugar com ele sou muito bem recebido. Ou melhor, o Citroën que é”, brinca.


HISTÓRIA
O Traction Avant foi lançado em abril de 1934, no Salão de Paris, como modelo 7A. Tinha motor de 32 cv e, segundo a Citroën, alcançava 100 km/h. Mas o Double Chevron não foi capaz de realizar o que era considerado uma façanha na época.

Para cumprir a promessa, três meses depois a montadora apresentou a versão 7B, com motor de 35 cv. Pouco tempo depois vieram o 11A, o conversível Cab’Trac e o cupê esportivo Sport.

No ano seguinte chegou o 11 Légère, que passou a se chamar 11 BL em 1937. O 15 Six, de 1938, tinha motor de 76 cv e chegava a 100 km/h em segunda marcha.


O Traction Avant deixou de ser produzido em 1957. O último exemplar foi um 11 Familiale.

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