A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, e por essa razão, é raro obter novidades automotivas por lá. Entretanto, a mais recente que corre pelas redes sociais da Ásia é o anúncio de um carro elétrico vindo de lá. E com um grande alcance, de 720 km. Um número surpreendentemente grande, até mesmo para o mercado do ocidente.
Entretanto, o modelo elétrico é um conhecido do ocidente, vindo da China: trata-se do BYD Han EV. Mas, que no vídeo foi “disfarçado”, com emblemas de uma empresa norte-coreana chamada “Madusan”. A empresa se apresenta como um grupo que “ativamente na importação e venda de carros elétricos por meio de cooperação com marcas conhecidas de carros elétricos de outros países”.
Em um vídeo que circulava pelas redes asiáticas, o modelo era propagandeado como capaz de percorrer 720 km com apenas uma carga. O valor é 5 km superior que o divulgado na China, por exemplo. Seja como for, parece uma tentativa de mostrar um produto superior aos oferecidos pela “rival” Coreia do Sul, no entanto.
Seja como for, não se sabe exatamente como funciona a parceria entre a empresa norte-coreana e a BYD, mas não é a primeira vez que modelos da marca chinesa aparecem no país. Em 2011, a polícia de Pyongyang utilizava modelos da marca como suas viaturas, e algumas marcas chinesas já fabricaram modelos na Coreia do Norte, em regime CKD (completamente desmontados).
O Jornal do Carro também está no Instagram!