Paektu TV From Paektu to Halla/YouTube/Reprodução

Carro elétrico norte-coreano com 720 km de alcance é BYD Han disfarçado

Vídeo que circula na Ásia mostra propaganda norte-coreana com elétrico capaz de 720 km de autonomia; BYD Han EV tem 494 cv

Por Rodrigo Tavares 24 de jun, 2024 · 3m de leitura.

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, e por essa razão, é raro obter novidades automotivas por lá. Entretanto, a mais recente que corre pelas redes sociais da Ásia é o anúncio de um carro elétrico vindo de lá. E com um grande alcance, de 720 km. Um número surpreendentemente grande, até mesmo para o mercado do ocidente.

Paektu TV From Paektu to Halla/YouTube/Reprodução
Paektu TV From Paektu to Halla/YouTube/Reprodução

Entretanto, o modelo elétrico é um conhecido do ocidente, vindo da China: trata-se do BYD Han EV. Mas, que no vídeo foi “disfarçado”, com emblemas de uma empresa norte-coreana chamada “Madusan”. A empresa se apresenta como um grupo que “ativamente na importação e venda de carros elétricos por meio de cooperação com marcas conhecidas de carros elétricos de outros países”.


Paektu TV From Paektu to Halla/YouTube/Reprodução
Paektu TV From Paektu to Halla/YouTube/Reprodução

Em um vídeo que circulava pelas redes asiáticas, o modelo era propagandeado como capaz de percorrer 720 km com apenas uma carga. O valor é 5 km superior que o divulgado na China, por exemplo. Seja como for, parece uma tentativa de mostrar um produto superior aos oferecidos pela “rival” Coreia do Sul, no entanto.

O JC esteve na apresentação nacional do modelo

Seja como for, não se sabe exatamente como funciona a parceria entre a empresa norte-coreana e a BYD, mas não é a primeira vez que modelos da marca chinesa aparecem no país. Em 2011, a polícia de Pyongyang utilizava modelos da marca como suas viaturas, e algumas marcas chinesas já fabricaram modelos na Coreia do Norte, em regime CKD (completamente desmontados).

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se