Alagamento e enchente trazem riscos muito sérios para quem está de carro. Porém, nem sempre é possível evitar entrar em áreas alagadas. Afinal, é grande o risco de o motorista ser surpreendido pela água, que, muitas vezes, sobe rapidamente. Além disso, dirigir sob chuva forte também requer cuidados. Por isso, o Jornal do Carro listou dicas importantes para ajudar você a guiar com o máximo de segurança possível nesse tipo de situação.
Em caso de chuva forte e alagamento, mude seu modo de guiar
Inicialmente, é importante ter em mente que, com a chuva e os alagamentos, cresce o número de casos de acidentes envolvendo veículos. Isso ocorre tanto nas cidades quanto em estradas. Dessa forma, para reduzir os riscos, a principal dica é que o motorista mude a maneira de guiar. Afinal, a visibilidade fica reduzida e esse é um dos maiores problemas para quem ao volante. Além disso, com as pistas molhadas o veículo precisa de mais espaço para frear.
Dessa forma, o motorista consegue manter uma distância segura do veículo à frente. Nesse sentido, o ideal é que esse espaço seja equivalente ao de veículos enfileirados. Seja como for, se a chuva for tão intensa que o motorista sinta dificuldade de ver a via, deve buscar um local seguro. Nesse caso, dê preferência a pontos mais altos e espere as condições melhorarem. Porém, se não der para parar, a dica é evitar mudanças de faixa.
Entretanto, se for necessário fazer alguma manobra, o motorista deve ter cautela e sinalizar com antecedência. Outra dica fundamental é nunca enfrentar um alagamento. Da mesma forma, se perceber que a água está subindo muito e rapidamente, o melhor é buscar um local alto. Se perceber risco iminente, abandone o veículo. Afinal, trata-se de um bem material, que pode ser reposto.
Dá para trocar as palhetas em casa
Nesse sentido, os limpadores de para-brisa têm de estar limpos e em bom estado. Contudo, muita gente só se lembra das palhetas quando a chuva começa. Afinal, essa peça não tem prazo de validade. Porém, a durabilidade pode ser reduzida em carros que ficam sob sol intenso. Da mesma forma, o acúmulo de poeira e sujeira nos vidros também danificam essas peças. Outra dica é completar o nível dos tanquinhos dos limpadores entre as marcas “mínimo” e “máximo”.
Segundo especialistas, é preciso evitar acrescentar detergente de cozinha à solução. Portanto, na falta de produto específico para esse fim, coloque apenas água limpa. Seja como for, o estado das palhetas pode ser conferido pelo próprio motorista. Bem como dá para trocar a peça em casa. Para isso, basta seguir as orientações na embalagem da palheta. Aliás, em autopeças, ou mesmo supermercados, é fácil encontrar esses componentes. Da mesma forma, lojas de conveniência de postos de combustível também costumam ter esses itens.
O item mais importante do carro são os pneus
Embora seja o item mais importante do carro, os pneus são, muitas vezes, negligenciados. São essas peças que fazem a ligação do veículo com o solo. Assim, pneus ruins fazem aumentar o consumo de combustível, por exemplo. Bem como prejudicam a frenagem. Além disso, sob chuva intensa ou em caso de alagamento, aumenta muito o risco de perda de controle. Portanto, antes de pegar a estrada, sobretudo sob chuva, é fundamental conferir o estado dos pneus.
Bem como fazer a calibragem seguindo sempre as recomendações da fabricante do veículo. Nesse sentido, é preciso considerar a carga que vai ser transportada. Em geral, essas informações estão no manual do proprietário. Bem como na parte interna dos batentes das portas. Em caso de dúvida, faça uma busca na internet, para encontrar o site da montadora ou da fabricante dos pneus.
Aliás, pneu careca é muito perigos. Para saber se os sulcos têm profundidade adequada, basta checar o TWI. Ou seja, uma espécie de calombo dentro dos sulcos, que devem ter, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. Assim, quando a banda de rodagem gastar a ponto de ficar alinhada com essa marca, está na hora de trocar o pneu. Outra providência importante é fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil km. Bem como quando os pneus forem trocados. Da mesma forma, toda vez que o veículo cair em um buracos profundo ou se os pneus sofrerem impactos fortes. Por exemplo, contra pedras ou guias da calçada.
Como dirigir o carro na chuva
Aliás, pneus em dia evitam o risco de aquaplanagem. Ou seja, quando uma lâmina de água surge sobre o asfalto, o que faz com que os pneus percam o contato com o piso. Caso isso aconteça, não pise no pedal de freio. Primeiramente, mantenha a calma e segure o volante com firmeza. Depois, tire o pé do acelerador e espere até que os pneus voltem a tocar o solo. Se pisar no freio, o veículo pode ficar descontrolado após passar pela água.
Ligar pisca-alerta com o carro em movimento é um erro comum. Assim, isso só deve ser feito se o veículo estiver parado no acostamento, por exemplo. Caso contrário, há risco de confundir os motoristas que vêm atrás, inclusive em caso de alagamento. Da mesma forma, os faróis de neblina só devem ser ligados sob serração. Já os faróis altos não devem ser ligados se houver carros à frente ou no sentido contrário.
Nos dois casos, o motorista estará cometendo infração média. Assim, se for flagrado fica sujeito à multa de R$ 130,16. Bem como a receber quatro pontos no prontuário da CNH. Se surgir um temporal na estrada, o ideal é reduzir a velocidade de forma suave e gradual. E sinalizar as manobras, como mudanças de faixa, com bastante antecedência.
Nunca entre em áreas alagadas
Por fim, evite a todo custo passar por áreas alagadas. Nem sempre é possível saber a profundidade da enchente ao dirigir o carro na chuva. Além disso, é grande o risco de haver buracos, pedras ou outros obstáculos submersos. Porém, se isso não for possível, certifique-se de que a água não ultrapasse a linha equivalente à metade da altura da roda do veículo.
Feito isso, mantenha o câmbio em primeira marcha e o giro do motor bem alto. A aceleração deve ser constante. Não mude de marcha durante a travessia e siga para um ponto mais alto urgentemente. Se fizer a troca de marcha, é possível que entre água pelo escapamento, o que pode causar o chamado calço hidráulico. Caso o câmbio seja automático, mantenha a alavanca na posição 1 ou L. `Para modelos que têm apenas a opção D, deve-se alterná-la manualmente com a posição N, de modo a manter a rotação do motor acima das 2 mil rpm.
Em caso de chuva e alagamento, nunca circule atrás de caminhões e ônibus em áreas alagadas. A passagem de veículos grandes tende a formar ondas, que podem encobrir carros menores. Se a água for aspirada pelo motor, o dano é certo.
Portanto, se o motor apagar no meio da enchente, não entre em pânico. E não tente dar a partida novamente. Certifique-se de que não há correnteza e abandone o carro assim que possível. Se houver enxurrada, ligue imediatamente para o serviço de emergência. O telefone dos bombeiros é 193. O telefone da Polícia Militar é o 190.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-se