elétricos
KRPIX/ESTADÃO

Viagem de férias: veja os 10 carros elétricos com maior autonomia do Brasil

Mesmo que não sejam tão indicados para viagens longas, alguns elétricos têm alcance para fazer um bate-e-volta com folga

Por Thais Villaça 02 de dez, 2024 · 9m de leitura.

Com as férias chegando, viajar com carros elétricos não é uma tarefa simples. Caso você seja o dono de um exemplar desses, precisa fazer um planejamento cirúrgico sobre os pontos de parada e recarga e até ter um plano B na manga caso o carregador esteja quebrado, por exemplo.

Mas dependendo da viagem e do modelo que você tem na garagem, é possível evitar dores de cabeça. Conforme a distância da cidade de destino e da autonomia do veículo, a carga da bateria dá e sobra. Hoje temos carros à venda no Brasil com alcances altos pelo índice do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que é mais rígido que outros métodos de medições internacionais. 

carros elétricos
Divulgação

Ou seja, a autonomia é em média 30% menor pelo Inmetro quando comparada à divulgada pelo WLTP, índice mais comumente usado pelas montadoras em todo o mundo. Assim, caso você queira fazer um bate e volta para aquela praia que fica a 100 km de distância, nem vai precisar se preocupar com o carregamento se tiver um dos carros da lista abaixo. Porém, são mais caros, passando longe da lista dos 10 elétricos mais baratos do Brasil, claro. Confira quais são os modelos com maior alcance à venda atualmente no País.

10 elétricos com maior autonomia no Brasil

BMW iX xDrive 50 elétricos
BMW/Divulgação

1 – BMW iX xDrive 50 Sport – 528 km

O campeão da lista é o BMW iX xDrive 50 Sport, com capacidade de rodar 528 km com uma carga do conjunto de baterias e 111,5 kWh. O SUV traz dois motores elétricos, um com 272 cv no eixo dianteiro e um de 340 cv no traseiro. Assim, a potência chega a 523 cv e o torque a 78 mkgf combinados. O preço é de R$ 889.950.


chevrolet blazer ev elétricos
Chevrolet/Divulgação

2 – Chevrolet Blazer EV – 481 km

O Chevrolet Blazer EV desembarcou no Brasil em agosto para ficar com a medalha de prata entre os elétricos com maior autonomia, com seus 481 km conforme dados do Inmetro. Sob o capô, a versão RS – única disponível por aqui – tem motor de 347 cv e 44,9 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chega aos 190 km/h de velocidade máxima. Custa R$ 479 mil.


BMW i7 elétricos
Leo Souza/Estadão

3 – BMW i7 – 479 km

Repleto de luxo, o BMW i7 completa o pódio com seus 479 km de alcance. Equipado com um conjunto de dois motores elétricos, um em cada eixo, o sedã entrega 544 cv de potência e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir 240 km/h de máxima, de acordo com a montadora. Mais caro da lista, sai por R$ 1.321.950.


Porsche Macan 4 elétricos
Porsche/Divulgação

4 – Porsche Macan – 443 km

A ordem dos fatores não altera o produto, mas tanto o Porsche Macan quanto o Chevrolet Equinox empatam no quesito autonomia com 443 km. O Macan acabou na quarta posição por ser mais potente, ter duas versões com esse alcance e ter sido lançado mais recentemente. Desse modo, o Macan de entrada tem 340 cv de potência (360 cv com overboost) e 57,4 mkgf, enquanto o Macan 4 entrega 387 cv (que pode chegar a 408 cv) e 66,3 mkgf. Os preços são R$ 540 mil e R$ 560 mil, respectivamente.

Chevrolet Equinox EV
Chevrolet/Divulgação

5 – Chevrolet Equinox – 443 km

Lançado em outubro no Brasil, o Chevrolet Equinox EV traz dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 292 cv de potência e 46 mkgf de torque. Para alimentar o conjunto, a bateria tem 85 kWh de capacidade, o que resulta na autonomia de 443 km. Com essas credenciais, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Seu valor de tabela é de R$ 419 mil.

BMW iX M60
BMW/Divulgação

6 – BMW iX M60 – 431 km

Além de conquistar a liderança, o BMW iX fica na sexta posição com sua versão mais esportiva M60. O SUV traz dois motores elétricos que desenvolvem 619 cv e 103,5 mkgf de torque combinados. Com esse conjunto, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar velocidade máxima de 250 km/h. Para levá-lo para casa, é preciso desembolsar R$ 1.101.950.

BYD Tan
BYD/Divulgação

7 – BYD Tan – 430 km


Reestilizado neste ano, o Tan foi um dos primeiros carros da BYD no Brasil, em 2022. Com capacidade para sete ocupantes, o SUV vem com dois motores elétricos alimentados por baterias de 108,8 kWh que entregam 517 cv de potência e 71,4 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos e a velocidade máxima chega a 190 km/h. O preço é de R$ 529.890.

BMW i4 elétricos
BMW/Divulgação

8 – BMW i4 eDrive 40 M Sport – 422 km

Dominando a lista, a BMW tem mais um modelo entre as maiores autonomias dos carros elétricos à venda no Brasil: o i4 eDrive 40 M Sport, versão intermediária do sedã. O motor elétrico traseiro, alimentado por um pacote de baterias de 81 kWh, rende 340 cv de potência e 43,8 mkgf de torque. Com esses números, a marca alemã informa que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos. Já a autonomia, segundo o Inmetro, é de 422 km. Custa R$ 525.950.


mercedes eqs
Divulgação/Mercedes

9 – Mercedes-Benz EQS450+ – 411 km

Com 7 lugares, o Mercedes-Benz EQS450+ é a versão SUV topo de linha do luxuoso sedã EQS, que estreou no Brasil em 2022. O modelo tem um motor elétrico no eixo traseiro capaz de desenvolver 360 cv de potência e um torque máximo de 57,9 mkgf. A bateria tem capacidade de 108,4 kWh. Assim, com a carga completa, tem alcance de 411 km, de acordo com o Inmetro. Preço de tabela: R$ 939.900.


Kia EV5
Kia/Divulgação

10 – Kia EV5 – 402 km

Por fim, fecha a lista o EV5, primeiro carro elétrico da Kia no mercado brasileiro, com seus 402 km de autonomia. Em versão única Land, o SUV traz um motor elétrico na dianteira que entrega 217 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Já seu conjunto de baterias tem 88,16 kWh. Em relação ao desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Pode ser seu por R$ 399.990.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Blazer renasce elétrico e mira SUVs de BMW e Porsche