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Carros híbridos plug-in são mais poluidores do que o declarado segundo grupo de ONGs da Europa
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Carros híbridos plug-in são mais poluidores do que o declarado segundo grupo de ONGs da Europa

Grupo Europeu de Transporte e Meio Ambiente solicita que o governo corte os subsídios para carros híbridos do tipo plug-in; Volvo e Mitsubishi responderam

Emily Nery

26 de nov, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Carro híbrido plug-in
Carro híbrido plug-in
Crédito:Divulgação

Apesar do cenário de crise no setor automotivo, os emplacamentos de veículos eletrificados até o final do ano devem ser até 60% maiores do que em 2019. Isso de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Uma parte desses carros é formada por híbridos do tipo plug-in.

Híbridos plug-in são carros com motor a combustão e outro elétrico. O motor elétrico é alimentado por baterias recarregadas em tomadas.

Contudo, analistas ambientais pediram nesta semana que o governo corte os subsídios para este tipo de veículo eletrificado.

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O grupo europeu de Transporte e Meio Ambiente (T&E) relatou que o BMW M5, Volvo XC60 e Mitsubishi Outlander emitem cerca de 28% a 89% mais dióxido de carbono do que anunciam.

Segundo Julia Poliscanova, diretora do T&E, “os híbridos plug-in são falsos carros elétricos, feitos para testes de laboratório e incentivos fiscais, não para realmente os dirigir”. Além disso, reitera que “o governo deveria parar de os subsidiar com milhões de dinheiros de contribuintes”.


De acordo com a Reuters, o porta-voz da Volvo informou que os carros da fabricante cumprem corretamente à legislação de emissões atual e são certificados.

Já a Mitsubishi informou que alguns testes independentes podem fornecer números não confiáveis. A empresa contestou qualquer descoberta de testes que eles não tenham supervisionado, bem como não saibam sobre a metodologia. Por sua vez, a BMW não respondeu.



UE quer limitar denominação dos “carros sustentáveis”

Vale lembrar que o anúncio do órgão surgiu dias após a União Europeia (UE) aprovou normas que restringem os limites de emissão de gases poluentes. Ou seja, as novas normas podem retirar a denominação de” veículo sustentável” de alguns híbridos a partir de 2026.


No primeiro semestre deste ano, os carros híbridos do tipo plug-in representaram quase metade das vendas de carros eletrificados na Europa. Foram 231 mil híbridos plug-in contra 269 mil elétricos.

No conjunto mecânico de um carro híbrido plug-in, um motor a combustão trabalha em conjunto com um motor elétrico. O sistema permite que o carro rode no modo 100% elétrico ou utilizando somente o motor a combustão. Nesta modalidade, o proprietário carrega o carro em uma fonte de energia elétrica. Por exemplo, em estações de recarga rápida ou na própria tomada de casa.


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