Por enquanto tivemos apenas janeiro como mês cheio de vendas. É um mês de menor movimento no comércio por causa das férias escolares. Mesmo assim, já dá para ter uma ideia dos modelos que vão de vento em popa e aqueles que não estão fazendo o menor barulho.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Esta lista considerou apenas modelos cujas vendas se situaram bem abaixo da média de seus segmentos. E também alguns representantes de segmentos que há muito tempo perderam o protagonismo no mercado. Alguns deles respiram por aparelhos. É o caso dos hatches médios e das peruas.
O Chevrolet Cobalt teve 928 unidades vendidas em janeiro. À primeira vista, esse número parece não ser tão ruim. Mas está bem abaixo do VW Virtus, que registrou 3.591 emplacamentos no mesmo mês. Mesmo o novato sedã Yaris foi parar em 2.027 garagens.
+ Carros que não venderam nada em 2018
+ Esses carros vão deixar o Brasil ainda neste ano
Se tem mandado bem com a linha Polo e Virtus, a Volkswagen vai mal com o Up!. Vítima de seu posicionamento de mercado, o excepcional carrinho teve só 984 unidades vendidas.
Ou seja, comeu poeira diante dos outros subcompactos, como o líder Renault Kwid, com 5.336 carros. E o Fiat Mobi, com 4.413 unidades. Pior que ele, só o New QQ, subcompacto da Caoa Chery que conseguiu emplacar apenas 259 unidades em janeiro.
Preteridos entre os queridinhos
O Nissan March emplacou 565 unidades em janeiro. Do Citroën C3, foram 424 e do Peugeot 208, apenas 411. Os três hatches estão muitas posições atrás dos líderes do segmento, Chevrolet Onix (18.842 unidades) e Hyundai HB20 (7.249 unidades).
Entre os sedãs médios, há um amplo vale que separa as vendas do primeiro escalão, com Corolla, Civic e Cruze, dos demais modelos. Enquanto o líder Toyota teve 4.075 carros vendidos em janeiro, Citroën C4 Lounge e Kia Cerato só conseguiram emplacar 234 unidades cada um.
Com os SUVs, o segmento que domina os desejos dos brasileiros atualmente, também há um grande hiato entre os queridinhos e outros menos lembrados pelo público. Um dos esquecidos é o Mitsubishi ASX, que registrou 275 unidades em janeiro. Isso representa meros 0,69% de segmento dominado por Renegade, Compass, HR-V, Kicks e Creta.
Segmentos em declínio
Os hatches médios vêm perdendo relevância a cada dia. O Chevrolet Cruze Sport6, que é líder do segmento, vendeu meros 652 carros. O que dizer então de seus concorrentes diretos, VW Golf, com 276 exemplares, e Ford Focus hatch, com pífias 107 unidades?
Com as peruas, a situação é ainda mais dramática: elas estão á beira da extinção. As vendas registradas em janeiro da VW Spacefox (365 unidades) e Fiat Weekend (194 unidades) são de sobras de estoque, já que ambas já pararam de ser fabricadas.
+ Os 20 carros mais vendidos em janeiro de 2019
20 - TOYOTA HILUX - 3.257 UNIDADES
.
19 - NISSAN KICKS - 3.486 UNIDADES
.
18 - VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.591 UNIDADES
.
17 - RENAULT SANDERO - 3.650 UNIDADES
.
16 - HONDA HR-V - 3.667 UNIDADES
.
15 - FIAT TORO - 4.033 UNIDADES
.
14 - TOYOTA COROLLA - 4.075 UNIDADES
.
13 - VOLKSWAGEN FOX - 4.085 UNIDADES
.
12 - JEEP COMPASS - 4.109 UNIDADES
.
11 - FIAT MOBI - 4.413 UNIDADES
.
10 - JEEP RENEGADE - 4.783 UNIDADES
.
9 - FIAT STRADA - 4.790 UNIDADES
.
8 - FIAT ARGO - 4.920 UNIDADES
.
7 - VOLKSWAGEN GOL - 4.966 UNIDADES
.
6 - RENAULT KWID - 5.336 UNIDADES
.
5 - VOLKSWAGEN POLO - 5.433 UNIDADES
.
4 - CHEVROLET PRISMA - 6.924 UNIDADES
.
3 - HYUNDAI HB20 - 7.249 UNIDADES
.
2 - FORD KA - 8.023 UNIDADES
.
1 - CHEVROLET ONIX - 18.842 UNIDADES
.