Crédito: Mitsubishi/Divulgação

Carros que não venderam nada em janeiro

Esses modelos tiveram atuação pra lá de discreta em seus respectivos segmentos

Por Redação 26 de fev, 2019 · 5m de leitura.

Por enquanto tivemos apenas janeiro como mês cheio de vendas. É um mês de menor movimento no comércio por causa das férias escolares. Mesmo assim, já dá para ter uma ideia dos modelos que vão de vento em popa e aqueles que não estão fazendo o menor barulho.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Esta lista considerou apenas modelos cujas vendas se situaram bem abaixo da média de seus segmentos. E também alguns representantes de segmentos que há muito tempo perderam o protagonismo no mercado. Alguns deles respiram por aparelhos. É o caso dos hatches médios e das peruas.


O Chevrolet Cobalt teve 928 unidades vendidas em janeiro. À primeira vista, esse número parece não ser tão ruim. Mas está bem abaixo do VW Virtus, que registrou 3.591 emplacamentos no mesmo mês. Mesmo o novato sedã Yaris foi parar em 2.027 garagens.

+ Carros que não venderam nada em 2018

+ Esses carros vão deixar o Brasil ainda neste ano


Se tem mandado bem com a linha Polo e Virtus, a Volkswagen vai mal com o Up!. Vítima de seu posicionamento de mercado, o excepcional carrinho teve só 984 unidades vendidas.

Ou seja, comeu poeira diante dos outros subcompactos, como o líder Renault Kwid, com 5.336 carros. E o Fiat Mobi, com 4.413 unidades. Pior que ele, só o New QQ, subcompacto da Caoa Chery que conseguiu emplacar apenas 259 unidades em janeiro.

Preteridos entre os queridinhos

O Nissan March emplacou 565 unidades em janeiro. Do Citroën C3, foram 424 e do Peugeot 208, apenas 411. Os três hatches estão muitas posições atrás dos líderes do segmento, Chevrolet Onix (18.842 unidades) e Hyundai HB20 (7.249 unidades).


Entre os sedãs médios, há um amplo vale que separa as vendas do primeiro escalão, com Corolla, Civic e Cruze, dos demais modelos. Enquanto o líder Toyota teve 4.075 carros vendidos em janeiro, Citroën C4 Lounge e Kia Cerato só conseguiram emplacar 234 unidades cada um.

Com os SUVs, o segmento que domina os desejos dos brasileiros atualmente, também há um grande hiato entre os queridinhos e outros menos lembrados pelo público. Um dos esquecidos é o Mitsubishi ASX, que registrou 275 unidades em janeiro. Isso representa meros 0,69% de segmento dominado por Renegade, Compass, HR-V, Kicks e Creta.

Segmentos em declínio

Os hatches médios vêm perdendo relevância a cada dia. O Chevrolet Cruze Sport6, que é líder do segmento, vendeu meros 652 carros. O que dizer então de seus concorrentes diretos, VW Golf, com 276 exemplares, e Ford Focus hatch, com pífias 107 unidades?


Com as peruas, a situação é ainda mais dramática: elas estão á beira da extinção. As vendas registradas em janeiro da VW Spacefox (365 unidades) e Fiat Weekend (194 unidades) são de sobras de estoque, já que ambas já pararam de ser fabricadas.

+ Os 20 carros mais vendidos em janeiro de 2019