Um cargo como o de presidente de um país exige um veículo que esteja à altura de sua pompa e, sobretudo, de sua importância. Esses veículos marcam presença no cotidiano do chefe de estado e, sobretudo, em visitas oficiais e cerimônias formais.
Por isso, os veículos destinados a essa função precisam combinar luxo e conforto com itens de segurança que possam garantir a integridade física do(a) presidente contra eventuais ataques ou atentados.
Em alguns países, usam-se dois veículos presidenciais diferentes. Um modelo clássico desfila em solenidades e comemorações e outro mais atual cumpre as tarefas do dia a dia.
É o caso do Brasil. O carro de trabalho da presidência é um Fusion Hybrid, cedido em comodato pela Ford em 2010, ainda durante o segundo mandato de Luís Inácio Lula da Silva.
Já em datas especiais como o feriado de 7 de setembro (Dia da Independência) e nas cerimônias de posse, é usado um Rolls-Royce Silver Wraith de 1952. O conversível foi doado pelo empresário Assis Chateaubriand ao presidente Getúlio Vargas.
No passado, a presidência do Brasil já usou em seu dia a dia carros como os Chevrolet Opala Diplomata e Omega, o Ford Landau e o Willys Itamaraty – este último, em versão limusine criada pela Ford exclusivamente para a função.
Nos Estados Unidos, Cadillac e Lincoln reinam
Nos Estados Unidos, o carro presidencial é o Cadillac One. Trata-se de uma limusine construída pela GM em 2009 sobre o chassi de um caminhão GMC Topkick. Um monobloco não conseguiria suportar a pesada blindagem (são 20 cm de espessura na carroceria e 13 cm em todas as janelas) e os equipamentos de segurança instalados para proteger o presidente.
A Cadillac foi a marca de vários outros veículos presidenciais dos EUA, como o Majestic Series de Woodrow Wilson, o V8 1928 usado por Franklin Roosevelt, o Eldorado 1953 conversível de Dwight Eisenhower e o Fleetwood 1993 de Bill Clinton.
Outra figurinha carimbada entre os chefes de Estado americanos foi a Lincoln. O próprio Roosevelt teve um Sunshine Special V12, Harry Truman usou uma frota de Cosmopolitans modificados e John F. Kennedy recebeu um modelo Continental conhecido como X-100 – que depois seria usado por Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter.
Carros presidenciais franceses são “prata da casa”
Na França, como era de se esperar, os carros presidenciais são prata da casa: todos os 30 modelos usados pelos chefes de Estado desde 1906 foram construídos por marcas do próprio país. Dentre eles, 10 foram fabricados pela Citroën, 9 levaram a assinatura da Renault e 5 eram da Peugeot.
O mais emblemático deles certamente foi o Citroën DS 19 de 1962 (foto acima) que foi utilizado por Charles de Gaulle e Georges Pompidou.
O atual líder francês, Emmanuel Macron, tem à sua disposição dois modelos presidenciais feitos sob medida: um DS 7 Crossback (foto abaixo) e um Peugeot 5008.
Outros países
Na Itália, o carro presidencial é o Lancia Thesis. O imperador do Japão usa um Toyota Century Royal. Já o carro da família real britânica é o Bentley State Limousine.
A Mercedes-Benz fornece os sedãs longos Classe S para os presidentes de diversos países, como Índia e Rússia – além, evidentemente, da pátria da própria montadora, a Alemanha.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS QUERIDOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
VOLKSWAGEN FUSCA
Criado por Ferdinand Porsche, o Fusca nasceu para ser um carro popular ao povo alemão e seguiu a mesma lógica por aqui e ganhou o coração do brasileiro. Em 1959 ele começava a ser produzido por aqui e foi direto até 1986. Ele voltou a ser produzido em 1993 e saiu de linha de vez em 1996. Da sua mecânica surgiram vários projetos, como a Brasília, Variant II, SP2, entre outros. Ele ganhou gerações modernas, como o New Beetle e o Fusca, em 2011.
FIAT UNO
Entre os carros mais queridos da história do Brasil, o Fiat Uno tem lugar cativo no coração de muitos brasileiros. O modelo que começou a ser produzido em 1984 teve muitas e variadas versões. Uma das mais lembradas é a Turbo. O nome segue em linha, porém o Uno 'original' com formato de botinha e estepe no motor deixou de ser produzido em 2013
CHEVROLET OPALA
O Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet no Brasil, em 1968. O modelo era baseado no Opel Rekord, modelo oferecido na Europa. Ele teve muitas versões e reestilizações durante a sua vida, que perdurou até 1992. O modelo teve motores quatro e seis cilindros e deu origem a uma família, com o sedã, cupê e perua Caravan
FORD GALAXIE
Sinônimo de requinte e conforto, o Galaxie foi o primeiro carro produzido pela Ford no Brasil em 1967. Grande, caro, espaçoso e confortável, o modelo tinha ainda uma versão mais luxuosa, que atendia apenas por Landau e com a qual o carro foi até o final da vida no Brasil, em 1983.
VOLKSWAGEN GOL
Presente até hoje na vida dos brasileiros, o Volkswagen Gol segue firme no mercado. O modelo que teve a missão de substituir o Fusca como o carro popular da marca, chegou às lojas em 1980 ainda com motor a ar e formato quadradinho. Hoje, na quinta geração, o modelo segue em breve para a sexta, que será produzida sobre a mesma base do VW Polo. Assim como o Opala, ele deu origem a uma família que teve modelos como a perua Parati, a picape Saveiro e o sedã Voyage. Uma das mais cultuadas versões é o esportivo GTI, que estreava a injeção eletrônica no País
FORD ESCORT
Um dos carros mais populares da Ford no País, o modelo veio da divisão europeia da companhia. Ele viveu de 1983 a 2004 e veio para substituir o Corcel. Entre as versões básicas e mais completas, a marcante foi a esportiva XR3, que teve até opção conversível.
VOLKSWAGEN KOMBI
Produzida sem interrupções entre 1950 e 2013, a Kombi era o carro oficial das grandes famílias no Brasil. Sua versatilidade como veículo urbano de carga e boa capacidade, a deixou em linha com variações da primeira geração até o final da vida. Sua maior mudança foi a chegada do motor 1.4 refrigerado a água, necessidade para atender as emissões de poluentes. Em 2013, ela não atenderia a necessidade de ter air bags e freios ABS e deu adeus
CHEVROLET MONZA
Assim como o Opala, o Monza era uma derivação de um projeto da Opel, o Ascona. Ele foi produzido no Brasil de 1982 a 1996. Durante esse período era um dos carros mais modernos e luxuosos à venda no País. Na passagem de Michael Jackson pelo Brasil foi o carro usado pelo astro da música pop. Teve motores 1.6 (versão hatch), 1.8 e 2.0. Saiu de linha para a chegada do Vectra
VOLKSWAGEN SANTANA
O Volkswagen Santana foi produzido no Brasil entre 1984 e 2001. O modelo teve motores 1.8 e 2.0 durante sua vida. Ele começou apenas com duas portas e depois ganhou quatro. Uma das versões mais emblemáticas foi a Executive, que tinha aerofólio e rodas BBS douradas, em 1989, além da injeção eletrônica
CHEVROLET ASTRA
O Astra foi produzido no Brasil entre 1997 e 2011. O modelo também era um produto do braço europeu da GM, a Opel. Ele chegou antes como importado, em 1994, vindo da Bélgica. O hatch chamava atenção pelo estilo esportivo. Ele teve também uma versão sedã, com a traseira pronunciada. A versão mais marcante foi o GSi, que tinha motor 2.0 a gasolina de 136 cv apenas na variante hatch.