Na lista dos carros que não venderam nada em 2018, há integrantes de diversos segmentos. Nem os SUVs compactos ficaram fora dessa relação. O segmento é representado pelo Lifan X60.
Para chegar à lista, consideramos alguns carros que estão em segmentos importantes, como SUVs e hatches compactos. Nesses casos, foram relacionados os modelos que estão muito abaixo da média do segmento.
Nesses dois casos, os modelos que não venderam nada são o Lifan X60 e o hatch compacto Citroën C3. Há ainda os integrantes de segmentos que perderam relevância, como peruas e hatches médios.
OS EMPLACAMENTOS DOS CARROS QUE NÃO VENDERAM NADA
Lifan X60, Citroën C3 e Nissan Frontier
Os segmentos de SUVs e hatches compactos, assim como o de picapes, são bastante representativos. Ainda assim, alguns modelos têm vendas muito inferiores às dos concorrentes.
O utilitário-esportivo compacto mais vendido, Hyundai Creta, somou 48.976 emplacamentos em 2018. O menos vendido foi o Lifan X60, com apenas 1.668.
É um número muito inferior até que o do Citroën C4 Cactus. A diferença é que o modelo da marca francesa foi lançado em meados do ano e teve apenas quatro meses completos de emplacamentos (nos quais somou 3.351 unidades vendidas.
Já o hatch C3 sofreu com a chegada de alguns concorrentes, como Polo e Argo. Dos hatches compactos premium, foi o menos vendido, atrás dos também veteranos Fiesta e 208, por exemplo (veja números de emplacamentos na galeria acima).
Também ficou na lanterna de seu segmento a picape Nissan Frontier.
Peruas, hatches e sedãs médios
As peruas e os hatches médios são segmentos que estão desparecendo. Por isso, a familiar média mais vendida do Brasil, Golf Variant, está na lista.
Entre as compactas, a Weekend vendeu cerca de 2 mil unidades a menos que a SpaceFox, que já não foi muito bem.
Dos sedãs, Corolla, Civic e Cruze ainda vão bem. Os demais estão com vendas muito baixas. Desse grupo, o que menos vendeu em 2018, quando se considera o ano completo, foi o Lancer. Isso porque 408 e Fluence deixaram de ser produzidos. Já o Elantra não está sendo importado pela Hyundai há cerca de seis meses.
VÍDEO: LEVANTAMOS POEIRA COM A FORD F-150 RAPTOR