Na lista dos carros que não venderam nada em 2018, há integrantes de diversos segmentos. Nem os SUVs compactos ficaram fora dessa relação. O segmento é representado pelo Lifan X60.
Para chegar à lista, consideramos alguns carros que estão em segmentos importantes, como SUVs e hatches compactos. Nesses casos, foram relacionados os modelos que estão muito abaixo da média do segmento.
Nesses dois casos, os modelos que não venderam nada são o Lifan X60 e o hatch compacto Citroën C3. Há ainda os integrantes de segmentos que perderam relevância, como peruas e hatches médios.
OS EMPLACAMENTOS DOS CARROS QUE NÃO VENDERAM NADA
Lifan X60
1.688 unidades vendidas
Volkswagen Golf
3.070 unidades vendidas
Citroën C3
6.378 unidades vendidas
Volkswagen Golf Variant
503 unidades vendidas
Fiat Weekend
3.168 unidades vendidas
Mitsubishi Lancer
1.626 unidades vendidas
Jaguar XE
243 unidades vendidas
Ford Focus
2.933 unidades vendidas
Nissan Frontier
6.325 unidades vendidas
Lifan X60, Citroën C3 e Nissan Frontier
Os segmentos de SUVs e hatches compactos, assim como o de picapes, são bastante representativos. Ainda assim, alguns modelos têm vendas muito inferiores às dos concorrentes.
O utilitário-esportivo compacto mais vendido, Hyundai Creta, somou 48.976 emplacamentos em 2018. O menos vendido foi o Lifan X60, com apenas 1.668.
É um número muito inferior até que o do Citroën C4 Cactus. A diferença é que o modelo da marca francesa foi lançado em meados do ano e teve apenas quatro meses completos de emplacamentos (nos quais somou 3.351 unidades vendidas.
Já o hatch C3 sofreu com a chegada de alguns concorrentes, como Polo e Argo. Dos hatches compactos premium, foi o menos vendido, atrás dos também veteranos Fiesta e 208, por exemplo (veja números de emplacamentos na galeria acima).
Também ficou na lanterna de seu segmento a picape Nissan Frontier.
Peruas, hatches e sedãs médios
As peruas e os hatches médios são segmentos que estão desparecendo. Por isso, a familiar média mais vendida do Brasil, Golf Variant, está na lista.
Entre as compactas, a Weekend vendeu cerca de 2 mil unidades a menos que a SpaceFox, que já não foi muito bem.
Dos sedãs, Corolla, Civic e Cruze ainda vão bem. Os demais estão com vendas muito baixas. Desse grupo, o que menos vendeu em 2018, quando se considera o ano completo, foi o Lancer. Isso porque 408 e Fluence deixaram de ser produzidos. Já o Elantra não está sendo importado pela Hyundai há cerca de seis meses.
VÍDEO: LEVANTAMOS POEIRA COM A FORD F-150 RAPTOR