Em seu melhor momento de vendas na história, a BYD está a um passo de concretizar o plano de globalização da marca, que ainda depende muito das vendas na China. Pois o presidente da montadora, Wang Chuanfu, convocou uma união das fabricantes chinesas para virar o jogo da indústria e “demolir velhas lendas”. Entretanto, o CEO da Great Wall Motors (GWM) não foi muito a favor.
Durante seu discurso, o presidente da BYD, que já é a maior rival da Tesla entre os carros elétricos, detalhou a formação das 12 grandes fabricantes de automóveis chineses. Entre elas estão, por exemplo, FAW Group, Xpeng e Lio Auto. O CEO falou que, embora tenham histórias diferentes, todas compartilham a mesma direção. “Acredito que chegou a hora das marcas chinesas. É uma necessidade emocional de 1,4 bilhão de chineses ver uma marca chinesa se tornando global”, disse Chuanfu.
Discordâncias entre BYD e GWM
O discurso repercutiu, e muito, nas redes sociais chinesas. Em seguida, o presidente da BYD recebeu apoio de algumas marcas. O executivo-chefe da Nio, William Li, disse incentivou a proposta. “Sinto orgulho pela indústria automobilística da China! Devemos aprender com o sucesso da BYD”. Já o presidente da Li Auto, Li Xiang, também deu sua carta positiva. “Saudações à BYD! Vamos dar um sinal de positivo para todos os participantes da nova era de energia!”, disse.
Seja como for, a mensagem não agradou a todos. Afinal, Wang Yuanli, executivo-chefe da Great Wall Motors, replicou a mensagem com um trecho do editor da China’s Auto Business Review. “Em um momento tão crítico, como as montadoras chinesas podem ficar juntas? Se apenas falarmos sobre estar juntos, mas mantivermos nossa amargura em nossos corações, seria melhor lutar primeiro”, finalizou.
Marcas rivalizam no Brasil
Cabe lembrar que a BYD e a GWM chegaram com força no mercado brasileiro. Atualmente, ambas lideram a lista dos híbridos plug-in mais vendidos do País. Afinal, o topo de lista pertence ao Haval H6 PHEV, que é seguido pelo BYD Song Plus. Além disso, a BYD está prestes a inaugurar sua fábrica nacional, que será a antiga planta da Ford em Camaçari (BA). Por outro lado, a GWM também prepara diversos lançamentos para o mercado nacional. Ou seja, esse embate ainda vai dar muito pano para manga.
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