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BYD e GWM dominam lista dos híbridos plug-in mais vendidos de julho; veja o ranking
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BYD e GWM dominam lista dos híbridos plug-in mais vendidos de julho; veja o ranking

Dados da ABVE revelam o melhor desempenho das vendas de híbridos plug-in no mês de julho, com um aumento de 250% em relação ao ano passado

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

08 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

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GWM Haval H6
GMW lidera com o Haval H6 PHEV, BYD vem em seguida
Crédito:Vagner Aquino/Jornal do Carro

O último mês de julho apresentou bons resultados na vendas de veículos híbridos e elétricos, pontuando como o melhor mês da série histórica, por exemplo. Contudo, na mesma onda, os eletrificados plug-in (BEV e PHEV) obtiveram crescimento acima do esperado, um fator positivo para o segmento. Os dados vem da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos).

Aproveitando o bom ritmo de vendas em julho, e avançando no segmento desde 2022, os emplacamentos de veículos híbridos plug-in (PHEV) chegaram a 2.627 unidades, um aumento surpreendentemente alto, de 250%, em comparação ao mesmo período registrado no ano passado, por exemplo. 



GWM Haval H6 PHEV é o mais vendido entre os híbridos em julho

GWM
GWM Haval H6 PHEV fecha o mês de julho como o mais vendido entre os híbridos (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

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O destaque entre os eletrificados fica por conta dos modelos híbridos plug-in, sendo os que mais cresceram no segmento. Assim, a coroa entre os mais vendidos do período fica com o GWM Haval H6 PHEV, com 602 unidades, o mais comprado no mês inteiro. Em seguida, está outro chinês, o BYD Song Plus, com 444 unidades, e fechando o top 3 está o Volvo XC60, com 394 carros vendidos.

Mais adiante na lista estão o Caoa Chery Tiggo 8, com 378 carros, com uma margem de vendas bem maior que o próximo colocado: o Porsche Cayenne, com 187 unidades. Logo após está outro alemão, o BMW X5, com 96 unidades vendidas, seguido de outro produto do grupo BMW: o Mini Cooper Countryman, com 67 carros sob posse de seus novos donos.

Fechando o top 10 entre os mais vendidos, estão os modelos XC90, da Volvo, com 65 unidades, Audi Q5, com 64 carros, e por fim o BMW X6, na lanterna, com 50 carros vendidos no último mês de julho. Abaixo, você confere o Top 10 dos híbridos plug-in mais vendidos do mês de julho.


Os 10 híbridos plug-in mais vendidos em julho de 2023:

  • 1º: GWM Haval H6 — 602 unidades
  • 2º: BYD Song Plus — 444 unidades
  • 3º: Volvo XC60 – 394 unidades
  • 4º: Caoa Chery Tiggo — 8 378 unidades
  • 5º: Porsche Cayenne — 187 unidades
  • 6º: BMW X5 — 96 unidades
  • 7º: Mini Cooper Countryman — 67 unidades
  • 8º: Volvo XC90 — 65 unidades
  • 9º: Audi Q5 — 64 unidades
  • 10º: BMW X6 — 50 unidades

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.