Você já deve ter ouvido falar, e até testado, o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial. Agora a Volkswagen anunciou que vai incluir o recurso sem seus carros atuais e futuros, sejam elétricos ou a combustão. O assistente digital foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo que acontece anualmente em Las Vegas (EUA).
De acordo com a montadora, o ChatGPT estará presente nos carros de produção a partir do segundo semestre de 2024 na Europa. Já a disponibilidade para outros mercados ainda está sendo considerada.
Além disso, a VW informa que será a primeira marca de volume a incluir a ferramenta em sua gama de veículos. A família de elétricos ID.3, ID.4, ID.6, ID.7, bem como o novo Passat, o Tiguan e o Golf com o próximo facelift – chamado de Mk8.5 – receberão a tecnologia.
Como o ChatGPT vai funcionar a bordo
A Volkswagen diz que ter o ChatGPT a bordo vai tornar os assistentes de voz muito mais sofisticados que os atuais. Ele vai permitir o controle não só do sistema multimídia, mas também ajustar a climatização e responder perguntas sobre conhecimento geral.
Essa função vai “enriquecer as conversas”, de acordo com a montadora. Também poderá ser útil quando o motorista estiver sozinho e não puder usar seu telefone para encontrar alguma informação.
O condutor não precisa de nenhum comando extra para acessar o sistema de IA. Basta dizer “Olá, IDA”, que é o assistente de voz da Volkswagen, ou apertar um botão no volante.
Além disso, a empresa afirma que o ChatGPT não é capaz de acessar dados do veículo e apaga as questões e respostas pesquisados para assegurar o mais alto nível de proteção de informações.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!